Fiapo de Jaca » Novidades » Idade para castrar cachorro fêmea

Idade para castrar cachorro fêmea

A castração de cadelas vem se tornando uma prática cada vez mais comum. Entenda neste artigo como esse procedimento é feito, saiba quais as suas ventagens e desvantagens dessa prática e confira o preço médio que vem sendo cobrado para a realização da mesma.

     

A castração de animais domésticos vem sendo uma prática bastante aderida no Brasil e no mundo, isso porque oferece muitas vantagens para os seus donos. Muitos pensam que esse procedimento podem ser realizados apenas em cães e gatos do sexo masculino, mas se enganam, pois as fêmeas também são impostas à essa prática.

Os principais motivos para o castramento de cadelas, atualmente, é a prevenção de múltiplos cios em um mesmo ano, ninhadas indesejadas, a diminuição das fugas do animal e da atração de cães machos, entre outros fatores. Esse procedimento também se faz essencial em cães que são utilizados em terapia ocupacional que pertencem a abrigos e que possuem doenças que envolvem o seu sistema reprodutor, como a infecção uterina.

Castração

No Brasil, os veterinários geralmente costumam indicar a castração da cadela após os seus 4 primeiros meses de vida, mas esse tempo pode   variar de acordo com a raça do animal, suas condições físicas, altura e peso.

A castração de cadelas corresponde a um procedimento cirúrgico que consiste na remoção dos ovários e do útero do animal. Essa prática deve ser realizada por um excelente veterinário e em ambientes que atendam as condições necessárias para a cirurgia, não colocando a vida do bichinho em risco.

Vantagens

Castração de cadela: vantagens, desvantagens e preço.

Cadela com máscara para a realização da castração.
(Foto: Divulgação)

» Aumento da expectativa de vida;
» Controle da natalidade canina;
» Menos cães abandonados;
» Contenção de doenças nos órgãos reprodutores;
» Proteção contra tumores mamários;
» A castração precoce é ainda mais benéfica para a cadela;
» Melhora no comportamento do animal;

Desvantagens

» Ganho de peso;
» Risco de adquirir obesidade;
» Gastos com a castração;
» Maior atenção na alimentação do animal;
» Incontinência urinária (em alguns casos);

Preço

O valor cobrado para a castração de cães e gatos gira em torno de R$ 30,00 à R$ 150,00 reais, variando de acordo com a clínica veterinária e o profissional que irá realizar a cirurgia.

Saiba Mais:


Quer comentar ?