Fiapo de Jaca » Novidades » Horário de funcionamento dos bancos

Horário de funcionamento dos bancos

Saiba neste artigo qual o horário de funcionamento dos bancos e o atendimento ao público, segundo as normas do Banco Central. Confira!

     

O BACEN ou Banco Central foi criado no ano de 1964 pela da Lei nº 4.595. Corresponde a uma autarquia presente no Sistema Financeiro Nacional, interligado ao Ministério da Fazenda, se classificando como uma das principais autoridades monetárias do país e do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Todos os sistemas financeiros do país devem obedecer as regras estipuladas nas normativas do BACEN, como o horário de atendimento e funcionamento das agências bancárias do país:

» Em relação a Caixa Econômica Federal, os bancos comerciais e bancos múltiplos com carteira comercial, o período de funcionamento mínimo das agências são de cinco horas diárias ininterruptas;

Horário de funcionamento dos bancos segundo o BACEN

Horário de atendimento bancário.
(Foto: Reprodução)

» É obrigatório o atendimento ao público das 12:00 às 15:00 horas.

Observação: A maioria dos bancos funcionam das 10:00 às 16:00 horas da tarde.

Os dias de funcionamento são de segunda à sexta-feira, exceto em:

» Feriados;
» Segunda e terça-feira de Carnaval.

Atenção

» De acordo com o disposto na Resolução CMN 2.932, de 2002, nas quartas-feiras de Cinzas, no dia 24 de dezembro e em casos restritos, como festividades locais ou eventos importantes, poderá ser estabelecido um horário especial de atendimento ao público, desde que seja garantido o período mínimo de duas horas de funcionamento.

» As dependências dos bancos descritos acima, cooperativas de crédito, instituições financeiras e outras que sejam autorizadas pelo BACEN, poderão estabelecer o seu horário de funcionamento, desde que ele seja informado visivelmente ao público.

Saiba Mais:


Quer comentar ?