Fiapo de Jaca » Novidades » Grávida pode tirar raio x da coluna

Grávida pode tirar raio x da coluna

Se você está grávida e não sabe se é seguro ou não fazer exame de raio-x, saiba através deste artigo e confira estas e outras informações sobre o assunto.

     

Durante a gravidez, todo e qualquer cuidado com a saúde é importante para que possíveis complicações não venham acometer a mulher e o feto, tal como o seu crescimento e desenvolvimento. A realização de alguns exames nem sempre são aconselháveis durante esse período, por isso é muito importante que o médico seja avisado sobre a gestação em curso, mesmo que ela ainda esteja em seus primeiros dias.

O raio x é um dos exames que merecem um pouco mais de atenção no momento de sua realização, pois o aparelho emite radiações que podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Essas “chapas” só devem ser feitas com a autorização e indicação médica, onde todos os indivíduos que participarem da execução do exame deverão estar cientes de que a mulher está gestante, isso porque os procedimentos utilizados se modificam um pouco em relação aos das não gestantes.

Gestação x Exame de Raio x

Mulher grávida olhando para a barriga.
(Foto: Divulgação)

A quantidade de radiação varia de acordo com a parte do corpo da mulher que vai ser submetida ao exame. No caso do tórax e da coluna, estima-se que os níveis dessa substância podem chegar a cerca de 60 milirads.

Observação: rad corresponde a unidade de medida para radiação absorvida, onde 1 rad equivale a 1.000 milirads.

Quanto mais radiação o organismo da mulher absorver durante a gestação, mais danos podem ser causados ao feto, como os riscos de dificuldades de aprendizado, anomalias na visão, entre outros. Por isso, a realização desse exame só deve ser ministrada quando o quadro da paciente realmente precisar, geralmente em casos de urgência.

Existem outros procedimentos que podem ser feitos para evitar a realização do raio x, mas caso esse exame tiver que ser feito de qualquer modo, lembre-se de:

» Avisar ao médico e aos técnicos de radiologia que está grávida;
» Usar todos os esquipamentos necessários para a proteção do bebê durante a realização do exame;
» Seguir todas as recomendações médicas.
» Caso você trabalhe na área de radiologia ou próxima a ela, converse com o seu superior e diga que está gestante, para que soluções sejam tomadas em relação ao assunto;
» Se antes de saber da gestação, você já tiver sido exposta a essa substância, avise ao seu médico;
» Realize regularmente as consultas do pré-natal e mencione avise ao seu médico toda e qualquer alteração do seu corpo, para saber se os sintomas que estão se manifestando representam riscos ou não para a sua saúde e a do bebê;

Saiba Mais:


Quer comentar ?