Fiapo de Jaca » Novidades » Formas funcionais de organizar a despensa

Formas funcionais de organizar a despensa

Cansou de ver aquela bagunça que vem se aglomerando na sua despensa? Confira nesse artigo alguns métodos organizacionais que te ajudarão a colocar esse cômodo em ordem!

     

Uma das piores coisas que existem é procurar algo e levar muito tempo para encontrar ou olhar para algum cômodo da casa e ver aquela bagunça que parece não ter fim. Bom, isso acontece em muitas residências, principalmente nas áreas de despensa, onde os alimentos são armazenados.

Esses ambientes geralmente permanecem fechados, ficando isolados em um canto mais escondidinho da moradia. Por essa e outras demais razões, muitas pessoas não se importam com a sua organização, ponto que se faz completamente relevante para um melhor armazenamento e validade dos produtos.

Outra particularidade que se destaca nesses ambientes são as panelas e vasilhas espalhadas por todos os lados. Por causa da grande quantidade de peças e/ou devido a preguiça que o acomete de colocar cada objeto em seu devido lugar após o uso, tudo isso se transforma numa imensa desorganização.

Se a sua despensa se encontra em alguma das situações acima, crie ânimo e mãos a obra, desorganização está fora de moda! Para ajudar a colocar as coisas em seu devido lugar, o Fiapo de Jaca disponibilizará dicas que poderão auxiliar nessa arrumação, confira-as a seguir!

Formas funcionais de organizar a despensa

Despensa organizada.
(Foto: Reprodução)

 Retire tudo que está na dispensa, tanto os alimentos, quanto as panelas e os demais objetos. Separe os produtos que estão dentro da validade, jogue fora o que está estragado ou em mau estado de conservação, separe os que estão perto de vencer e limpe as suas superfícies.

 Limpe os armários e prateleiras, criando uma dinamização do espaço para guardar os itens que estão separados.

 Divida a despensa em alguns setores, como o de panelas, tampas, vasilhas de vidro e plástico, pratos, copos, talheres, alimentos enlatados, secos, molhados, ensacados, que mais usa, etc.

 Pegue potes de vidro ou plástico e adicione os pacotes de alimentos que estiverem abertos, para manter uma maior conservação e evitar a presença de bichinhos, como o aparecimento de baratas, formigas, etc. Nomeie todos eles, para facilitar a identificação.

 Sempre que fizer compras, coloque os produtos de mais validade embaixo ou na parte de trás do armário, assim irá fazer o uso das mercadorias que estão mais próximas de vencer, evitando o desperdício.

 Não exagere na quantidade de alimentos quando for fazer compras. Aposte na variedade e no que mais é consumido na sua residência.

 Faça com que a despensa tenha uma temperatura ambiente agradável para o armazenamento dos produtos.

 Utilize divisórias nas gavetas para organizar os utensílios pequenos, deixando-as mais organizadas.

 Separe uma prateleira para acomodar os eletrodomésticos.

 Em relação aos produtos de limpeza, procure deixá-los em um espaço mais afastado dos alimentos, organizando-os de forma que não fique ao alcance de crianças.

Saiba Mais:


Quer comentar ?