Fiapo de Jaca » Novidades » Formas de descartar o óleo de cozinha

Formas de descartar o óleo de cozinha

Aprenda nessa matéria as formas de descarte adequado para aquele óleo de cozinha que já foi usado e que você deseja jogar fora.

     

óleo de cozinha é essencial no preparo de vários alimentos e por isso não pode faltar em casa. Quando é dinamizado para frituras, chega um momento em que sua composição deve ser descartada, já que se encontra muito “suja”, com diversos resquícios de comida.

Muitas pessoas jogam esse óleo fora pelo ralo da cozinha e não sabem o mal que produzem ao meio ambiente, os canos dessa tubulação geralmente são encaminhados para esgotos e posteriormente para redes fluviais, proporcionando a poluição de vários litros de água, processo que ocasiona males para o desenvolvimento e manutenção de todo o ecossistema.

Outras desvantagens dessa articulação é o entupimento da pia e também dos esgotos (devido a acumulação de resíduos), que atrapalha o fluxo da água, provocando mal cheiro, problemas de higiene, aparecimento de insetos e gastos com a limpeza das caixas de gordura.

Formas de descartar o óleo de cozinha

Óleo de cozinha na panela.
(Foto: Reprodução)

Qual a maneira correta de fazer esse descarte?

Segundo a recomendação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos, o melhor a se fazer nesses casos é guardar o óleo utilizado em garrafas de refrigerante (PET) ou outros litros de plástico, encaminhando-os para locais que executam esse tipo de coleta ou para pessoas, empresas e/ou entidades que usam esse produto para produzir sabão, massa de vidraceiro, tintas, combustível (como o biodiesel), etc.

Para auxiliar nessa atividade, a prefeitura de várias cidades criaram programas de auxílio junto aos moradores para promover mais inciativas e práticas sustentáveis, voltadas para essa e outras áreas do ramo alimentício, como o uso dos restos de alimentos para a criação de adubo orgânico.

Mais informações

Procure o ponto de coleta mais próximo da sua residência para fazer esse descarte. Se não souber de nenhum entre em contato com a prefeitura ou com a direção de algum restaurante, geralmente eles sabem onde ficam esses depósitos ou pessoas que fazem esse recolhimento.

Saiba Mais:


Quer comentar ?