Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Fonte de infecção da tuberculose

Fonte de infecção da tuberculose

Conheça neste artigo qual o agente causador da Tuberculose, uma doença que já fez milhões de vítimas em todo o mundo ao longo da história da humanidade.

     

Chamada pelos antigos por “peste cinzenta”, a tuberculose também é conhecida como “tísica pulmonar” ou “doença do peito”. É uma das doenças de cunho infecciosos que está documentada desde vários séculos atrás e até hoje costuma atingir a população, chegando em muitos casos a ser fatal.

Causa

Geralmente costuma ser causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Outras bactérias também a causam, porém com menor intensidade, como a Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Causas da Tuberculose

Causas da Tuberculose

A transmissão acontece de forma direta, onde uma pessoa passa à outra e o principal fator de transmissão é concentração de pessoas em determinado local. Uma pessoa que tem tuberculose pode expelir a doença por meio da fala, espirros ou tosses, onde até mesmo minúsculas gotas de saliva ao serem aspiradas ou ingeridas por outra pessoa podem ser a causa de contaminação.

Pessoas que se alimentam de forma irregular, não se higienizam corretamente, fumam, bebem ou possuem qualquer outras característica que propicie a baixa resistência orgânica está sujeita a ter a doença eventualmente.

Sintomas

Sintomas da Tuberculose

Sintomas da Tuberculose

Existem casos onde o paciente não apresenta nenhum sintoma ou indício da doença e outros onde a pessoa apresenta tais sintomas, mas costumam ignorá-los durante boa parte de sua vida, gerando um quadro mais agravado da doença. No entanto, os sintomas mais comuns a aparecerem em casos de tuberculose são descritos da seguinte forma:

  • Tosse seca
  • Excesso de cansaço
  • Febres baixas verpertinas
  • Sudorese noturnas
  • Falta de apetite
  • Palidez
  • Emagrecimento saliente
  • Pele pálida
  • Voz rouca
  • Fraqueza para realizar atividades comuns

Tratamento

Tratamento da Tuberculose

Tratamento da Tuberculose

Para combater a tuberculose os médicos costumam utilizar um tratamento que tem como base a utilização de antibióticos e que costuma ser totalmente eficaz se o paciente não abandonar o tratamento ou realizá-lo de forma incorreta.

Geralmente a cura demora em média seis meses, como alguns pacientes não são alertados sobre este período de tempo acabam desistindo antes do término do tratamento.

A recomendação fica então para que o paciente seja sempre acompanhado por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitantes devidamente especializados para lhe oferecer toda informação e suporte necessário nessa fase.

Prevenção

Previnir a Tuberculose

Previnir a Tuberculose

Para prevenir essa doença é preciso que enquanto criança a pessoa receba a vacina BCG, a qual dá cerca de 80% de imunidade contra a bactéria que causa a doença. Crianças que são soropositivas ou apresentam quadro sintomático de Aids não deve receber tal vacina.

Também é altamente recomendável que se evite frequentar locais onde há aglomeração de pessoas, principalmente se for fechado.  Não se deve utilizar materiais ou objetos pessoais de pessoas que tenham essa doença, uma vez que é muito fácil ocorrer o processo de infecção.

Saiba Mais:


Quer comentar ?