Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Fatores para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Fatores para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Os idosos que apresentam maior qualidade de vida com toda certeza vivem mais. Confira neste artigo alguns fatores que determinam tal afirmação.

     

Qualidade de vida dos idosos

Muito se tem a dizer sobre a qualidade de vida dos idosos brasileiros. Para a felicidade geral dos velhinhos, a expectativa de vida aumentou de maneira considerável, já que eles procuram se exercitar com mais frequência e até manter-se ativos sexualmente (o que não era costume nos tempos passados). 

A qualidade de vida é, sem dúvida, uma área de interesse de todos aqueles que desejam passar por aqui de maneira saudável. A alimentação correta com o auxílio das atividades físicas são indispensáveis para manter um corpo ativo, ainda que ele esteja em idade avançada.

Considerando cada percentual estudado, não há nada mais (tratamentos físicos e mentais) que possa ser tão eficaz no combate às enfermidades adquiridas na velhice, como ser feliz e manter uma vida ativa (sexualmente e fisicamente). É extremamente importante que o idoso compartilhe esses prazeres com o parceiro.

Para manter-se feliz e saudável, existem alguns fatores que devem ser respeitados.

Qualidade de vida dos idosos (Foto: Reprodução)

Quando a aposentadoria chega, muitos idoses ficam depressivos devido ao pensamento que insistentemente diz “não serve mais para nada”. Embora seja bem comum esse tipo de situação, somente o próprio idoso tem poder de mudar os parâmetros e melhorar sua vida.

Pessoas que possuem vida ativa antes da terceira idade, representam resistência a doenças da idade. Não há reais segredos que desencadeiam melhoria de vida, tudo que é necessário ter como rotina é declarado nas redes sociais, internet em geral e, em todos os outros meios de comunicação.

Manter uma alimentação saudável a base de frutas, verduras e alimentos ricos em fibras, é indispensável para manter o idoso livre de doenças, quando essa é auxiliada por uma sucessão de exercícios físicos, como caminhadas ou prática de dança, tudo fica melhor.

Há casos de idosas que chegam a jogar futebol. Outros, já investem pesado na musculação em academias. Isso é sem dúvida um meio maravilhoso de manter o bem estar. A felicidade também é importante aliada, indispensável a quem deseja estar bem dentro do próprio corpo.

Viver em comunhão com os filhos, netos e família, retira a ansiedade e melhora o condicionamento físico. Eles também devem passar por visitas periódicas ao médico e tratar corretamente qualquer eventual doença, evitando assim os riscos a saúde.

Manter-se no peso ideal e evitar todo tipo de gordura pode ser um fator determinante para uma velhice saudável. Qualquer doença é capaz de ser combatida com hábitos saudáveis. Com toda certeza os índices de mortes e doenças seriam menores se as pessoas entendem de vez essa verdade absoluta.

Saiba Mais:


Quer comentar ?