Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Existe alguma maneira de produzir mais leite materno?

Existe alguma maneira de produzir mais leite materno?

O seu filho acabou de nascer e você sente que a produção do seu leite está um pouco baixa para a amamentação? Confira nessa matéria algumas práticas que podem ajudar a elevar esse nível de forma saudável.

     

O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento do recém nascido e também para a promoção de uma maior aproximação entre a mamãe e o bebê. Esse composto é responsável por alimentar a criança durante os seus primeiros anos de vida, promovendo ao organismo do pequenino as quantidades necessárias (e também complementares) de nutrientes para que se desenvolva com saúde.

Uma das reclamações mais vistas em relação a essa particularidade nos consultórios médicos é a baixa produção do leite, transtorno caracterizado pela insuficiência da estrutura corporal da mulher em elaborar níveis necessários desse alimento. Geralmente, esse transtorno se manifesta nos primeiros dias após o nascimento da criança, devido a não adaptação de contato entre a mãe e o filho.

Essa condição acomete poucas mulheres no mundo e na maioria das vezes os acontecimentos são contornáveis. Outras razões que podem dificultar ou atrapalhar esse fornecimento são:

  • O bebê estar desmotivado a executar a sucção do leite;
  • A não adaptação do corpo;
  • O pequeno tempo de duração das mamadas;
  • Lesões e outros demais incômodos nos mamilos.

Observação: Existem alguns casos em que a produção do leite é estabelecida de forma correta no corpo da mulher, estando o problema dos baixos níveis na forma de entrega desse composto, como a maneira errada de apalpar os seios e como o bebê vem se amamentando.

Como aumentar a produção

Existem diversas formas de promover esse efeito, sendo os mais indicados pelos obstetras e pediatras:

Evite que o bebê utilize chupeta e mamadeira, porque assim ele passará mais tempo sugando o seio, incentivando uma maior formação de leite;

Inicialmente, dê de mama sempre que a criança quiser, estabelecendo posteriormente os horários das mamadas;

Faça com que o bebê mame nos dois seios sempre;

Nos 6 primeiros meses, evite complementar a alimentação da criança com outros componentes que não seja o leite materno;

Tire leite no intervalo das mamadas, porque esvaziar os seios os estimula para uma maior produção;

Beba bastante água e mantenha uma alimentação correta diariamente;

 Procure fazer com que o bebê abocanhe toda a auréola do seio quando for mamar. Essa boa pega é ensinada pelo médico durante o pré-natal ou após o nascimento da criança;

Faça exames para saber como está a sua saúde e se não necessita de nenhuma suplementação ou modificação alimentar;

Permaneça tranquila e relaxada enquanto da de mama;

Mantenha uma posição confortável quando for amamentar. Veja algumas delas a seguir:

Existe alguma maneira de produzir mais leite materno?

Representação de posições confortáveis para amamentar.
(Créditos da foto: http://www.jasabia.com.br/)

Aviso!

Se nenhum dos métodos descritos funcionarem, a ajuda médica deverá ser procurada o quanto antes, já que maiores complicações podem estar se apresentando no corpo da mulher, como problemas na tireoide, elevada perda sanguínea (antes, durante ou depois do parto), alterações hormonais por causa do uso de medicamentos, presença de um fragmento da placenta na área uterina, etc.

Saiba Mais:


Quer comentar ?