Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Estresse atrasa menstruação mesmo com anticoncepcional

Estresse atrasa menstruação mesmo com anticoncepcional

Os motivos que ocasionam o atraso menstrual são muitos, fazendo com que esse sinal gere grandes dúvidas entre as mulheres. Saiba neste artigo se o estresse tem algo relacionado a esse transtorno e como ele pode influenciar o ciclo menstrual.

     

O ciclo menstrual gera grandes dúvidas para milhares de mulheres, todos os dias. Isso porque sua manifestação acontece de uma forma diferente no corpo de cada uma delas, devido as taxas e desequilíbrios hormonais, transtornos físicos, emocionais e mentais, entre outros demais fatores.

O estresse é um dos sintomas que podem vir a acarretar o atraso menstrual, mesmo quando a mulher faz o uso correto das drágeas anticoncepcionais. Através de inúmeras pesquisas, cientistas acreditam que esse distúrbio ocorra pelo excesso de produção de cortisol (hormônio responsável por sentimentos de depressão e ansiedade).

Outros hormônios que costumam ser atingido pela alta manifestação do estresse são o estrogênio (que possuem a função de controlar a ovulação e desenvolver o organismo feminino) e a serotonina (elemento responsável pelas sensações de bom humor, alegria e felicidade).

Estresse atrasa menstruação mesmo com anticoncepcional

Mulher estressada.
(Foto: Reprodução)

A ansiedade que o estresse proporciona a toda estrutura corporal, pode ainda causar ganho de peso considerável, colesterol alto (devido a má alimentação) e impulsividade. Outras razões que podem vir a provocar o atraso menstrual são:

» Gravidez;
» Dietas restritivas;
» Prática em excesso de exercícios físicos;
» Má alimentação;
» Ovários policísticos;
» Mioma;
» Endometriose;
» Uso da pílula do dia seguinte (PDS);

O que fazer?

O melhor a fazer em casos de atrasos menstruais, é realizar o teste de gravidez, seja ele de farmácia ou de sangue. Se o resultado for positivo, um obstetra deverá ser procurado para  iniciação do pré-natal, mas se for negativo, uma consulta ginecológica deverá ser marcada para  análise do quadro da paciente.

Somente após um disgnóstico preciso, o médico poderá constatar as razões que vem ocasionando o atraso menstrual. Quando a principal razão desse transtorno encontra-se interligada ao estresse, os métodos utilizados para proporcionar o controle hormonal são a mudança do estilo de vida da mulher, em relação a sua alimentação, prática de exercícios físicos e diminuição das tarefas diárias.

Observação: A mudança de anticoncepcional, o uso de outros medicamentos que controlem o estresse, repouso e o acompanhamento de psicólogos poderão ajudar nesse processo, em alguns quadros.

Saiba Mais:


Quer comentar ?