Fiapo de Jaca » Novidades » Escola de samba campeã no Rio de Janeiro

Escola de samba campeã no Rio de Janeiro

Quer saber mais informações sobre a grandiosa campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2015? Acompanhe esse post e fique por dentro de tudo!

     

O Rio de Janeiro sempre impressiona todos os admiradores dos desfiles de Carnaval, leva à Marquês de Sapucaí belezas incríveis e estonteantes, ilustrando histórias famosas e curiosas, sendo essas bastante questionadas.

Prova disso foi o enredo mostrado pela campeã de 2015, a querida Beija-Flor de Nilópolis que retratou a cultura africana homenageando à Guiné Equatorial, onde produziu uma diversidade de símbolos com anciãos e griôs da África Ocidental, passando pela reprodução de saberes, colonização da Europa, escravidão e laços culturais entre o país, o Brasil e outros Estados.

Todos os carros alegóricos e alas mostravam a complexidade do tema abordado: “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade”, deixando os telespectadores impactados com tamanha perfeição.

Escola de samba campeã no Rio de Janeiro

Rainha de bateria Rayssa Oliveira.
(Créditos da foto: http://carnaval.uol.com.br/)

A grande polêmica levantada pela imprensa, pela população nacional, mundial e também por foliões da própria escola é que a equipe administrativa da Beija-Flor havia recebido cerca de R$ 10 milhões como patrocínio da Guiné Equatorial para adotar o enredo, mas como um país como este levantaria esse valor financeiro por um desfile, sendo que seu povo vem passando há cerca de 35 anos por uma dura ditadura comandada por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo?

Observação: Os valores não foram confirmados nem pela escola e nem pelo Estado da Guiné Equatorial, mas os representantes de Nilópolis não negam que receberam uma renda significativa para produzir sua dinamização de alas, carros, fantasias, etc.

Em relação a colocação final, podemos observar o seguinte quadro:

⇒ Campeã: Beija-Flor de Ninópolis, com 269,9 pontos.
⇒ Vice-Campeã: Salgueiro, com 269,5 pontos.
⇒ Terceiro e quarto lugar: Grande Riol e Unidos da Tijuca, ambas com 269 pontos.
⇒ Escola rebaixada para a série A em 2016: Viradouro, com 263,7 pontos totais.

Dentre as figuras ilustres do desfile da escola de samba, podemos citar a majestosa madrinha de bateria Claudia Raia, o embaixador da Guiné Equatorial Benigno Pedro e outros representantes do país (que permaneceram em um dos camarotes), a rainha de bateria Rayssa Oliveira, Boni, Carol Narizinho, Selminha Sorriso, Neguindo da Beija-Flor, Enzo, Sophia e Edson Celulari.

Saiba Mais:


Quer comentar ?