Fiapo de Jaca » Escolar » Entenda como funciona o Enem

Entenda como funciona o Enem

Entenda neste texto como é dado a nota do Enem de acordo com a sua estruturação. Confira dicas de como participar desse programa.

     

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) corresponde a uma avaliação realizada por estudantes do país, onde todos visam buscar uma boa pontuação para ingressar em instituições  que ministram cursos superiores, sejam elas de razões públicas ou privadas.

Estima-se que apenas 14% de todos os componentes que fazem a prova, compreendem como funciona a pontuação. Isso porque sua nota não se dá como nos vestibulares tradicionais, pois os candidatos, mesmo que tenham números iguais de acertos, podem vir a ter resultados finais diferentes.

As avaliações do Enem se dividem entre Linguagens, Códigos e Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Em todos estes conceitos são estabelecidos escalas de proficiência, fazendo com que o aluno saiba do conteúdo programático com mais intensidade para conseguir bons resultados.

Como funciona o Enem?

O Enem corresponde a uma avaliação realizada por estudantes de todo o país, onde todos visam buscar uma boa pontuação para ingressar em instituições de ensino superior. (Foto: Reprodução)

Com isso, podemos analisar que, o que conta não é o número de acertos, mas sim a qualidade das respostas. Quanto mais perguntas difíceis forem respondidas de maneira correta, mais alto será a sua proficiência de acordo com a observação dos avaliadores e corretores das provas.

A coerência das respostas faz com que os acertos valham mais, porque quanto mais questões forem resolvidas, mesmo sendo em dúvida ou chute, mais chances o indivíduo terá de tirar notas boas. Os parâmetros são estipulados de acordo com o grau de dificuldade das provas, podendo a pontuação se dar entre 1.000 pontos.

O INEP (Órgão do Ministério da Educação que elabora o Enem), antes de aplicar as questões da prova, realiza uma seleção pré-teste, onde os examinadores classificam o grau de dificuldade de cada uma delas.

Por trás de tudo isso, encontra-se o TRI (Teoria de Resposta ao Item), que observa a dificuldade da questão e a probabilidade de acerto do candidato. Dessa maneira, é possível discriminar os melhores respondentes das avaliações.

Para participar desse programa, basta clicar neste LINK e realizar a sua inscrição. Lembre-se de estudar bastante e focar em seus principais objetivos. Busque algo que te motive, isso irá ajudar muito nesse processo.

Saiba Mais:


Quer comentar ?