Fiapo de Jaca » Escolar » Endurecimento por precipitação envelhecimento

Endurecimento por precipitação envelhecimento

Neste artigo você irá compreender de maneira fácil como acontece o endurecimento por precipitação, denominado ainda como envelhecimento pela mecânica.

     

É classificado como endurecimento por precipitação ou envelhecimento, o processo onde o calor é aplicado a um material maleável, com o intuito de reforçar suas características para obtenção de produtos mais resistentes em várias áreas e aplicações. Nessa técnica térmica, o objeto é aquecido até que alcance uma temperatura bastante elevada, ocasionando uma dissolução de um ou mais elementos, que são temperados posteriormente para manterem sua solução sólida.

O endurecimento se dá por esse modelo, através da criação de impurezas sólidas, denominadas como precipitados. Essas substâncias ajudam a impedir o movimento de deslocamentos na estrutura de uma rede cristalina, aumentando assim a força do material e também do seu rendimento.

Endurecimento por precipitação/envelhecimento

Explicação do endurecimento por precipitação.
(Foto: Reprodução)

As ligas mais utilizadas na realização dessa técnica são o metal, o alumínio, titânio, níquel e o magnésio. Esse processo de envelhecimento pode vir a durar entre 1 à até 20 horas, para que o precipitado se dissolva completamente. Para conseguir alcançar a supersaturação da solução é necessário que uma têmpera seja feita, onde poderá ser completada com ar, água ou com ambos elementos.

Assim que a têmpera é concluída, a solução se torna endurecida de maneira artificial. O tempo de envelhecimento, a temperatura e o umedecimento são determinados pela força desejada do produto final. Nesse processo, é muito importante ficar atento, pois as temperaturas altamente elevadas e muito tempo de imersão, podem conduzir a uma menor quantidade de precipitados, o que proporciona a diminuição da resistência e o aumento da ductilidade do material.

Grande parte das ligas que são criadas através dessas reações, se fazem muito utilizadas em industrias de transformação, onde são usadas para produzir peças que conseguem resistir a situações de altíssimas temperaturas.

Curiosidade

O envelhecimento natural é outra opção para a realização dessa técnica, porém, a conclusão do processo pode vir a demorar vários dias ou até mesmo semanas.

Saiba Mais:


Quer comentar ?