Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Endurecimento das articulações

Endurecimento das articulações

Saiba neste artigo quais são as enfermidades que podem vir a acometer as articulações, deixando-as inflamadas, endurecidas, prejudicando a vida do indivíduo.

     

A inflamação ou o endurecimento das articulações podem causar vários transtornos na vida de um indivíduo, atrapalhando gradativamente a realização das suas atividades diárias. Os motivos desse distúrbio variam de acordo com os hábitos do enfermo,  genética, o desgaste do local afetado, possíveis traumas e lesões, entre outros fatores.

Os sintomas que evidenciam esse comprometimento das articulações se dão de acordo com a doença que está acometendo o organismo do paciente, podendo ser elas (na maioria dos casos):

Endurecimento das articulações.

Rigidez nas articulações das mãos.
(Foto: Reprodução)

Artrite

Corresponde a uma ou mais inflamações nas articulações, provocando o endurecimento da região afetada.

Causas

A principal razão que ocasiona essa enfermidade é a quebra da cartilagem, pois ela se faz responsável por proteger a articulação, promovendo o seu bom funcionamento e movimentação, além de absorver todos os choques quando a área é imposta a um certo grau de pressão.

Sintomas

» Dor e inchaço nas articulações;
» Vermelhidão da pele ao redor da articulação;
» Aquecimento ao redor da área afetada;
» Rigidez presente com mais intensidade pela manhã;
» Redução na capacidade de mover as articulações;

Tratamento

Os motivos que ocasionam a doença quase nunca conseguem ser curados, por isso, todo o tratamento se dá para diminuir os incômodos da doença, podendo ele se dar com a mudança dos hábitos de vida do enfermo, o uso de medicamentos, substituição da articulação, artroplastia, entre outros processos cirúrgicos.

Artrose ou osteoartrite

Se trata de um dos distúrbios mais comuns presentes nas articulações, que podem causar a inflamação e endurecimento.

Causas

Os principais fatores que ocasionam essa enfermidade são o desgaste de uma ou mais articulações, que podem estar ligadas a fatores genéticos, aumento de peso, a quebra da cartilagem ou a formação de esporões ou bicos de papagaio ao redor das articulações e ligamentos do corpo.

Sintomas

» Dor e rigidez nas articulações, com mais intensidade após a realização de exercícios físicos;
» Estalos, som de fricção ou atrito ao se mover;
» Dificuldade em se movimentar nas primeiras horas da manhã;
» A dor poderá se dar durante a realização de atividades, em momentos de descanso e também durante a noite, podendo despertar o enfermo de acordo com a sua intensidade;

Tratamento

Essa doença não tem cura, por isso, seu tratamento se faz muito importante, para que os sintomas sejam controlados, diminuindo os desconfortos diários do enfermo. Ele pode se dar com o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia, mudanças no hábito de vida, acupuntura, S-adenosilmetionina, órteses e com processos cirúrgicos (nos quadros mais graves).

Espondilite aquilosante

Caracterizada como uma doença de longo prazo que causa inflamações e endurecimento das articulações da coluna vertebral.

Causas

Não existem causas específicas constatadas para essa enfermidade, mas pesquisas revelam que ela está ligada a fatores genéticos, se dando com mais frequência em indivíduos que possuem entre 20 à 40 anos, do sexo masculino e que tenham histórico familiar de espondilite anquilosante.

Sintomas

» Dor e rigidez da área afetada, com mais intensidade durante a noite;
» A dor se manifesta gradativamente na coluna;
» Fadiga;
» A dor costuma melhorar com a execução de exercícios físicos;
» Perda de peso;
» Perda de apetite;
» Febre baixa;
» Inflamação nos olhos;
» Inchaço na área afetada;
» Dor e rigidez no quadril e no calcanhar;

Tratamento

Os métodos utilizados irão variar de acordo com a análise médica, podendo se dar com o ministramento de medicamentos não esteroides, inibidores de TNF, sessões de terapia com corticoides, exercícios físicos regulares e cirurgia (nos casos mais graves).

Atenção!

Esse texto se faz apenas como um informativo. Se você vem sentindo algum tipo de desconforto no corpo, onde os sintomas vem se fazendo cada vez mais frequentes e intensos, procure ajuda médica imediatamente para que seu quadro seja diagnosticado e tratado da maneira correta. Além das causas descritas acima, o endurecimento das articulações e a sua inflamação, podem ser provenientes de outros motivos, portanto, fique atento!

Saiba Mais:


Quer comentar ?