Fiapo de Jaca » Novidades » Educador Ambiental emprego

Educador Ambiental emprego

O que faz um Educador Ambiental? Quais as principais carreiras seguidas? Qual sua média de salário? Confira estas e outras informações no decorrer da matéria!

     

A Educação Ambiental é descrita como o conhecimento específico sobre o meio ambiente, onde pessoas cursam disciplinas que estudam minuciosamente as particularidades contidas nessa modalidade, que tem como sua principal base e função a conscientização da preservação do ecossistema e o uso correto dos recursos naturais.

Os profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por colocar em prática as contextualizações que aprendeu durante o seu treinamento, seja desenvolvendo e implantando projetos em instituições de ensino, comunidades, etc ou dando aulas e palestras sobre o tema.

Formação

Não é exigida a formação em nenhum curso para executar a atividade de Educador Ambiental, mas para quem deseja ter conceitos mais aprofundados sobre a área para ser um profissional qualificado, pode optar por cursar graduações em Biologia, Geografia e Ciências Biológicas.

Educador Ambiental emprego

Representação de Educadores Ambientais.
(Foto: Reprodução)

Áreas de atuação

Os principais cargos seguidos pelos Educadores Ambientais são o de biólogo e professor, que atuam na área de ciência e/ou biologia, em redes de ensino fundamental e médio. Esses funcionários podem ainda desenvolver suas especialidades em espaços de biologia molecular e genética.

Salário

Os valores estabelecidos se distinguem pela área de trabalho escolhida e da carga horária executada, variando entre R$ 975  à R$ 4.068.

Observação: Os profissionais concursados por alguma das modalidades descritas acima, costumam ter salários maiores e bonificações, como vale transporte e alimentação, plano de saúde, assistência odontológica, etc.

Dicas

A melhor graduação destinada para esse setor é a de Ciências Biológicas, isso porque o estudante, além de fazer todo o curso voltado para esses fundamentos, poderá se especializar em genética, ecologia, zoologia e biotecnologia, conseguindo maiores oportunidades de emprego e estabilidade financeira no mercado.

As principais instituições de ensino superior que fornecem esse curso atualmente, de acordo com avaliações do MEC, são:

  • UnB (Brasília);
  • Unicamp e USP (São Paulo);
  • UFG (Goiânia);
  • UFC (Fortaleza);
  • UFMG (Belo Horizonte);
  • UFU (Uberlândia);
  • UFMS (Campo Grande);
  • Uerj e UFRJ (Rio de Janeiro);
  • UFRGS (Porto Alegre);
  • UFSC (Florianópolis);

Saiba Mais:


Quer comentar ?