Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Dúvidas sobre anticoncepcional injetável

Dúvidas sobre anticoncepcional injetável

De acordo com as observações ginecológicas e de outros especialistas da área da saúde, confira nesse artigo as principais vantagens e desvantagens do ministramento do anticoncepcional injetável.

     

O anticoncepcional é um dos métodos de prevenção utilizados pelas mulheres para evitar possíveis gestações, tendo como uma das suas modalidades de ministramento o modelo injetável, composto por uma variedade de hormônios, entre outros elementos.

Ao reagir na corrente sanguínea e outras partes do corpo, esse produto impede a passagem dos espermatozoides devido a alteração da consistência do muco presente no colo do útero, fazendo com que fique ainda muito mais espesso que o normal, dificultando a ovulação.

Mesmo articulando basicamente as mesmas ações, a sua modalidade injetável produz dúvidas para muitas mulheres. Se você é uma delas, confira as informações abaixo e fique por dentro do assunto!

Quando realizar a primeira aplicação?

No primeiro dia do ciclo menstrual.

Qual usar?

Dúvidas sobre anticoncepcional injetável

Representação de uma enfermeira segurando uma injeção.
(Foto: Reprodução)

Nas farmácias de atendimento de todo o país são vendidos dois tipos de anticoncepcionais injetáveis: o semestral (composto por estrogênio e progesterona) e o trimestral (composto somente por progesterona).

Como usar?

O mensal a cada 30 dias e o trimestral a cada 90 dias. A aplicação é executada de via intramuscular em todas as farmácias do comércio.

Qual a sua eficácia?

Entre 0,1% à 0,6% para a injeção mensal e aproximadamente 0,3%, para a trimestral.

Quando a proteção é efetuada no organismo?

Após do 10° dia, contado a partir da data de aplicação. Mas as relações íntimas só ficarão quase totalmente protegidas no final do primeiro mês que a mulher iniciou o uso do anticoncepcional.

Como fica o fluxo menstrual com o uso desse produto?

Essa variação vai depender do organismo de cada mulher. Na maioria dos casos, a menstruação desce todos os meses, em seu período normal, mas ainda assim continua protegida.

Observação: É comum que irregularidades sejam constatadas nos ciclos, principalmente quando o modelo trimestral é que está sendo injetável, devido a quantidade elevada de hormônios que possui em sua estruturação.

Atrasar o dia de tomar a injeção aumenta os riscos de engravidar?

Sim, mas o risco é pequeno, com relevância nos casos em que apenas um ou dois dias de atraso foram ocasionados. Se isso acontecer, é indicado que o uso da camisinha seja articulado nas duas primeiras semanas depois que for aplicada a injeção.

Engorda?

Sim, devido aos altos níveis de hormônios. A injeção trimestral pode ainda promover inchaços corporais e dores nas mamas em alguns quadros.

Qual o preço?

Entre R$ 15,00 à R$ 40,00 reais.

Alerta

Os anticoncepcionais injetáveis previnem a gravidez, mas não o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Portanto, use camisinha!

Aviso

Consulte um bom ginecologista antes de usar esses tipos de medicamentos, tanto para solucionar outras dúvidas, quanto para evitar o aparecimento de efeitos não desejados ao organismo.

Saiba Mais:


Quer comentar ?