Fiapo de Jaca » Novidades » Durabilidade das carnes armazenadas sob refrigeração e congeladas

Durabilidade das carnes armazenadas sob refrigeração e congeladas

O modo de armazenamento e refrigeração das carnes conta muito em relação a sua conservação e durabilidade. Acompanhe neste artigo informações interessantes sobre o assunto.

     

A boa conservação dos alimentos é um fator essencial no mercado, porque quanto mais fresco, natural e menos processado o produto é, mais chances ele terá de venda e consumo. Em relação as carnes, as particularidades de transporte, estocagem e refrigeração contam muito para que estas mercadorias tenham uma cor atraente, excelente textura e maior prazo de durabilidade.

Durabilidade das carnes armazenadas sob refrigeração e congeladas

Carne cortada em bifes.
(Foto: Reprodução)

O congelamento das carnes é classificado na atualidade como um dos melhores meios de conservação, pois são condicionadas a temperaturas baixíssimas, ficando entre -10 °C à -40 °C, possibilitando a durabilidade de meses. Já em relação a refrigeração, destaca-se a menor deterioração desses produtos, diminuindo a proliferação de micro-organismos e as taxas de desperdício, sua temperatura varia entre 8 °C à -1 °C, proporcionando uma durabilidade de dias ou semanas.

Antes de realizar o congelamento e a refrigeração, é importante que sua qualidade seja testada, lembrando que a higienização e embalamento tem que ser efetuada de maneira correta, para que bactérias e outros demais elementos não estraguem o alimento.

Descongelamento de carnes

Indica-se que, para descongelar a carne, o consumidor retire-a do congelador, a coloque em um recipiente e posteriormente na parte do refrigerador na geladeira, deixando que o gelo formado derreta. Através desse equilíbrio de temperatura, é possível evitar que a carne perca cor, textura e validade.

Atenção!

Congelar a carne novamente ou outro tipo de alimento não é recomendado, com essa prática não é possível ter uma base de durabilidade e qualidade dos produtos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?