Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Dores na coluna lombar, o que pode ser?

Dores na coluna lombar, o que pode ser?

Está sentindo fortes dores na região da coluna e não tem noção do que isso pode ser? Acompanhe esse artigo, saiba quais são as possíveis causas desse transtorno e veja como tratá-lo!

     

Sentir dores não é uma característica normal, esse sintoma trata-se de uma das maneiras do organismo mostrar que algo está indo mal em sua estrutura, como uma possível manifestação de doenças.

Uma das partes do corpo bastante atingida por esse desconforto é a coluna vertebral, tendo a lombar como uma das suas áreas mais acometidas. Essa extensão compreende a região mais próxima à bacia, denominada popularmente como “dor nos quartos”.

O distúrbio que promove essa apresentação é chamado na área médica como lombalgia ou lumbago. Essa disfunção que pode ser ocasionada devido a vários fatores, como:

Dores na coluna lombar, o que pode ser?

Representação de dor na lombar enquanto está sentado.
(Foto: Reprodução)

» Má postura;
» Ficar muito tempo na mesma posição
» Traumas
» Lesões
» Envelhecimento precoce
» Falta de proteínas e outros nutrientes
» Hereditariedade
» Inflamações
» Infecções
» Hérnia de disco
» Artrose

Todas as pessoas podem ser acometidas por essa patologia, principalmente os jovens, idosos e o público que trabalha por longos períodos sentado. Seu grau se singulariza entre o agudo e o crônico, onde a frequência dos sinais variam de intensidade, podendo vir a causar sérios danos à saúde do paciente, na maioria dos casos.

Além da dor, outros sintomas que o corpo produz são:

  • Dormência nas pernas
  • Limitação da flexão da coluna
  • Sensação de coluna travada
  • Elevado mal-estar

O que fazer?

Assim que os sinais começarem a aparecer, atrapalhando de forma leve ou mediana a rotina do indivíduo, a ajuda médica deverá ser procurada. Assim, ele será examinado de maneira específica para a constatação das razões que vem provocando o problema.

Diagnóstico

A análise médica é dinamizada através da avaliação clínica, anamnese, ressonância magnética e a radiogafia simples. Busque de preferência o auxílio de um ortopedista.

Observação: Pessoas que sofrem de osteoporose deverão ainda passar por uma densintometria.

Tratamento

Dentre as opções de tratamento mais utilizadas para a contenção dos sintomas, podemos citar o repouso absoluto, uso de medicamentos, suplementação vitamínica e processos cirúrgicos (nos quadros mais graves).

Observação: Quando esse transtorno é apresentado por jovens, é indicado que a investigação do caso seja ainda mais detalhista.

Recomendações

» Correção da postura
» Prática de exercícios físicos regulares (com acompanhamento médico)
» Preferência por dormir em colchões ortopédicos
» Evitar carregar peso
» Não ficar abaixando, deitando e levantando com postura inadequada

Aviso!

Essa matéria trata-se apenas de um informativo. Para saber mais sobre o assunto ou ter um tratamento adequado, procure a ajuda de um bom especialista.

Saiba Mais:


Quer comentar ?