Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Dores na bacia durante a gravidez é normal

Dores na bacia durante a gravidez é normal

As dores costumam acometer com frequência as gestantes, mas até quando esse sintoma é considerado normal quando se dá na região da coluna? Confira essa e outras informações sobre o assunto neste artigo.

     

É denominado popularmente como dor na bacia, os incômodos que decorrem na região lombar do corpo, sintoma bastante frequente em mulheres grávidas e aumentam sua intensidade e frequência de acordo com o período gestacional e os hábitos de vida que vem sendo praticados diariamente.

Esse é considerado como um dos primeiros sinais da gestação, sendo um dos desconfortos que acompanha a mulher durante todo o desenvolvimento do feto, até o seu nascimento. Isso porque várias alterações acometem o organismo da mulher, como o ganho de peso, que se dá com mais relevância na região da barriga, fazendo com que toda a coluna fique pressionada durante os 9 meses ou até o parto.

Outras demais causas que podem vir a proporcionar as dores lombares são o preparo físico materno, o tamanho do bebê, alimentação da gestante,  postura, rotinas de atividades, entre outros.

Ajuda médica

Assim que as dores começarem a se manifestar, é essencial que o ginecologista ou obstetra, que seja responsável pelo pré-natal, seja procurado, desta maneira um diagnóstico será realizado para avaliar os fatores que estão ocasionando o sintoma, onde posteriormente o médico irá ministrar alguns tratamentos e dicas para diminuir os desconfortos.

Fatores de risco

Dor lombar: causas, fatores de risco, tratamento e cuidados.

Gestante com dor nas costas.
(Foto: Reprodução)

» Ficar muito tempo na mesma posição;
» Subir e descer escadas;
» Sentar, levantar e deitar de maneira inadequada;
» Realizar movimentos muito bruscos;
» Pegar peso;
» Girar o corpo;
» Uso de salto alto;
» Engordar mais que 10 quilos em toda a gestação;
» Sentir dor nas costas antes de engravidar;
» Estar passando pela segunda – ou mais – gestação;

Tratamento

Os métodos utilizados no tratamento irão variar de acordo com a observação do médico, podendo ser utilizado práticas como:

» Repouso;
» Massagens no local;
» Acupuntura – no 3° trimestre gestacional;
» Uso de cinta;
» Aplicação de bolsas térmicas geladas ou quentes;
» Medicamentos;
» Alongamento do corpo;
» Exercícios físicos moderados;
» Atividades que ajudam a melhorar a postura;
» Yoga;
» Hidroterapia;
» Fortalecimento das estruturas musculares que sustentam o peso;

Atenção: é importante evitar pegar pesos, fazer exercícios físicos de forma demasiada e mudar muito rápido de posição durante toda a gestação, para prevenir o aumento das dores que acometem a musculatura e as articulações.

Observação

A orientação médica é essencial devido aos danos que essas dores podem ocasionar à gestante, como uma hérnia de disco. Esse texto se faz apenas como um informativo, portanto, procure orientação médica se esse sintoma vem se manifestando com frequência.

Saiba Mais:


Quer comentar ?