Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Dores no menisco do joelho

Dores no menisco do joelho

Se você vem sentindo dores frequentes e cada vez mais intensas na região do joelho, confira neste artigo as razões que vem ocasionando esse desconforto e veja dicas de como tratá-lo.

     

O menisco corresponde as cartilagens do joelho, isto é, as estruturas fibrocartilaginosas existentes na articulação do joelho que possuem formato semilunar. Quando uma lesão afeta o local, vários sintomas podem se manifestar no organismo, como as dores. É considerada a área mais afetada, sendo a principal causadora das patologias na região.

Ao observar toda a estrutura do joelho, é possível observar que a sua composição se divide em dois meniscos, um interno (com formato de “C”) e outro externo (Com formato de “O”). Ambos ficam situados entre as cavidades da tíbia e os côndilos femorais.

Principais funções do menisco

» Absorção do impacto do corpo;
» Distribuição de forças;
» Estabilidade do corpo;
» Nutrição e lubrificação da cartilagem articular;

Causas

As principais razões constatadas até hoje, que ocasionam as lesões nos meniscos são os traumas, a degeneração articular da área e as malformações das estruturas com histórico congênito.

Lesões no menisco: causas, sintomas, tipos e tratamento.

Representação da localização do menisco.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

» Dores no local – principalmente na parte da frente do joelho;
» Dificuldades para caminhar e marchar;
» Sensação de ressalto na área afetada;
» Limitação de movimentos;
» Inchaços;

Ajuda médica

A partir do momento que as alterações no joelho forem constatadas e começarem a se dar com frequência, a ajuda médica deve ser procurada. Um dos métodos utilizados para a observação do local e a possível constatação da lesão é a ressonância magnética.

Tipos de lesões

» Alterações degenerativas
» Rotura transversa ou radial;
» Rotura longitudinal;
» Rotura oblíqua;
» Rotura horizontal;

Tratamento

Os procedimentos utilizados irão variar de acordo com o tipo da lesão e a sua gravidade. Geralmente, o médico costuma realizar a cirurgia do local para corrigir a anomalia, ministrar total repouso para o paciente que deverá evitar mexer a perna por alguns dias colocando gelo na área para diminuir o inchaço e a dor.

Após alguns dias depois da operação, muletas e joelheiras poderão ser utilizadas para ajudar na locomoção do paciente, que necessitará de algumas sessões de fisioterapia para que o joelho volte a se movimentar normalmente.

Aviso

Esse texto se faz apenas como um informativo sobre as doenças que podem acometer o menisco, caso algum dos sintomas acima estejam se manifestando, não exite em procurar um bom  ortopedista, fisioterapeuta ou algum outro médico para a realização de um diagnóstico mais detalhado.

Saiba Mais:


Quer comentar ?