Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Dores dentro das unhas

Dores dentro das unhas

Mais informações sobre a saúde das unhas e o motivo pelo qual ocorrem as dores, acompanhe este artigo e fique por dentro desse tão importante assunto.

     

Dores dentro das unhas

Ao contrário do que tendemos a imaginar, as unhas não são uma parte “sem importância” do corpo e elas não servem apenas para melhorar a estética como um todo. As unhas podem ter influência no diagnóstico de como anda nossa saúde, uma manchinha ou qualquer diferença aparente pode ser um problema.

O corpo é capaz de nos mostrar quando algo está errado, simplesmente pela aparência das unhas. Quando elas estão esbranquiçadas, manchadas ou fracas podem indicar problemas de saúde. É necessário ficar atento, também em casos de dores debaixo das mesmas.

As dores indicam várias coisas, principalmente fungos. Esses fungos são atribuídos a nossa unha por diversos fatores, vários deles determinados através da utilização de alicates para retirada de cutícula ou cortares de unha. A carência de vitaminas, também pode ser um fator.

As unhas saudáveis aparentam não só clareza, mas apontam a meia-lua.

Unhas saudáveis (foto: reprodução)

Outro ponto bem importante é observar se a sua unha possui o que chamamos de meia-lua. Isso nada mais é do que a parte esbranquiçada que fica na área inferior. Quando não há, as unhas tendem a ficar fracas e podem até desenvolver um câncer.

Uma doença muito comum no mundo das unhas é a Candidíase Mucocutânea Crônica, ela nada mais é do que algumas anomalias aparentes. Geralmente demonstra sintomas como:

  • Feridas na pele
  • Feridas nas mãos,
  • Feridas embaixo da unha
  • Infecção da unha

As dores precisam ser observadas atentamente, o mais indicado é que não faça tratamento com base em pomadas de cortisona, muito menos consumir  medicamentos sem prescrição médica. Um dermatologista deve ser procurado, assim que houver os primeiros sintomas.

Lembrando sempre que, principalmente as mulheres, necessitam de um equipamento próprio. Não utilize alicates, lixas e nem esmaltes de outras pessoas. Os fungos podem se alojar em lugares minúsculos e consequentemente trazer doenças com eles.

Alguns tratamentos caseiros podem não funcionar. Por isso, antes de qualquer atitude, procure um médico! Somente um especialista poderá lhe orientar quanto ao tratamento adequado a você. Unha é coisa séria, não vacile!

Saiba Mais:


Quer comentar ?