Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Dor estômago gravidez

Dor estômago gravidez

Todos os sintomas devem ser levados em consideração quando gestantes, principalmente os sintomas que se manifestam com frequência como a dor no estômago. Acompanhe este artigo e compreenda as causas desse desconforto!

     

Os sintomas que aparecem durante a gestação preocupam muito as gestantes, ainda mais quando são desconfortantes e frequentes como as dores de estômago. É essencial que sempre algum incômodo se manifestar o médico obstetra ou ginecologista seja alertado para que um diagnóstico específico seja feito para saber os motivos que estão ocasionando tal transtorno.

As dores nesse órgão se fazem muito comuns durante a gravidez, porque o estômago faz a liberação de maiores quantidades de enzimas digestivas, proporcionando a sensação de queimação e possíveis refluxos, com mais relevância nas mulheres que já tiveram quadros de gastrite e úlcera.

Dor estômago gravidez

Gestante olhando para sua barriga.
(Foto: Reprodução)

Outros fatores que podem vir a ocasionar esse sintoma são a compressão dos órgãos (devido ao crescimento do útero para a formação e desenvolvimento do feto), o retorno do suco gástrico, gases estomacais, uso de roupas apertadas, ritmo lento do metabolismo, o nervosismo, a ansiedade, o estresse e o consumo exagerado de alimentos e bebidas nas refeições (má alimentação).

O quê fazer?

Assim que as dores e os desconfortos começarem a se manifestar, a ajuda médica deverá ser procurada para que mudanças de hábitos e o uso de alguns remédios sejam ministrados. É importantíssimo ressaltar que as gestantes NÃO devem fazer o uso de medicamentos sem que haja uma indicação de um profissional da área da saúde.

Dicas

Veja abaixo alguns métodos práticos que poderão te ajudar a aliviar as dores no estômago:

  • Aumente o consumo de água e sucos naturais;
  • Consuma alimentos ricos em fibras;
  • Diminua a quantidade de alimentos das refeições e fracione-as;
  • Evite o consumo de alimentos com altos níveis de gordura, açúcar e os industrializados;
  • Não beba líquidos enquanto come;
  • tome chá de erva cidreira com funcho para aliviar as dores;

Aviso!

Caso as dores de estômago venham acompanhadas com sangramentos, procure ajuda médica imediatamente, pois alguma complicação grave pode estar acometendo o organismo ou o desenvolvimento do bebê.

Saiba Mais:


Quer comentar ?