Fiapo de Jaca » Novidades » Doenças transmitidas através do beijo

Doenças transmitidas através do beijo

Beijar na boca é muito bom, mas o que poucos sabem é que esse contato íntimo entre duas ou mais pessoas pode ocasionar danos a saúde. Clique AQUI e saiba mais sobre o assunto!

     

O beijo é considerado um dos contatos íntimos iniciais entre os seres humanos, processo que promove demonstração de afeto, carinho, química e atração. Esse toque de lábios – e por vezes da língua – ocasiona a movimentação de vários músculos da face, a queima de calorias e também o contato com milhões de bactérias.

Devido a esse elevado número de micro-organismos, um alerta surge para os “beijoqueiros” (pessoas que trocam essa modalidade de carícia com pessoas desconhecidas): a transmissão de doenças. Não analise esse dado como algo inviável, todos os anos muitos indivíduos são contagiados por várias enfermidades através desse simples gesto, com relevância no carnaval.

A grande preocupação das organizações de saúde (como a OMS) sobre esses casos, é que a maioria das DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) também podem ser passadas pelo beijo e sua decorrente salivação, principalmente se o enfermo possuir feridas na boca, aftas ou cáries.

Doenças transmitidas através do beijo

Jovens se beijando.
(Foto: Reprodução)

Dentre os distúrbios mais diagnosticados nos consultórios médicos, os que podem ser destacados pela prática desse ato e que merecem constante atenção são:

» Aids: doença causada pelo vírus HIV, que proporciona a diminuição gradativa das defesas do organismo, deixando o sistema imunológico enfraquecido, dando oportunidade para que transtornos abalem sua estrutura, podendo levar o paciente a óbito. Não tem cura.

» Gengivite: inflamação causada pela forte aglomeração das bactérias na região bucal, geralmente propiciando o surgimento de tártaro.

» Herpes labial: doença causada pelo vírus da herpes que produz o aparecimento de feridas com dor e coceira na boca (sintomas que aparecem de tempos em tempos, com mais intensidade no verão). Não tem cura.

» Mononucleose: doença causada pelo vírus Epstein-Barr, sendo a principal das enfermidades presentes nos beijoqueiros. Esse micro-organismo produz sintomas muito incômodos (como febre, dor de garganta e ínguas na área do pescoço), podendo promover sérias complicações, como a meningite.

» Sífilis: doença causada pela bactéria Treponema pallidum, classificada pelos médicos como um transtorno consideravelmente grave, podendo levar a origem de lesões corporais, doenças renais, meningite, gastrite, alterações na visão, hepatite, proctite, colite ulcerativa, etc.

O que fazer?

Em relação a esse problema, existem apenas três únicas coisas que um indivíduo possa fazer: evitar, controlar ou tratar as doenças. Portanto, procure manter uma relação monogâmica ou beijar apenas pessoas de confiança. Caso já tenha sido acometido por alguma das enfermidades citadas acima, procure ajuda médica e realize o tratamento corretamente.

Saiba Mais:


Quer comentar ?