Fiapo de Jaca » Novidades » Dicas surpreendentes de como descongelar os alimentos de forma correta

Dicas surpreendentes de como descongelar os alimentos de forma correta

Aprenda nesse artigo como fazer o descongelamento correto dos alimentos para que eles não estraguem e nem percam parte dos seus nutrientes.

     

Elaborar uma dieta saudável é essencial para manter o sistema imunológico mais forte, evitando que qualquer tipo de enfermidade se apresente em sua estrutura. A escolha e armazenamento dos alimentos são alguns dos fatores primordiais para o preparo das refeições e, é sobre isso que iremos abordar nesse artigo.

Quando as pessoas vão ao supermercado fazer compras, quase nunca reparam na data de validade das mercadorias, nas condições em que suas embalagens se encontram, sendo atentos apenas a aparência, principalmente quando estão com pressa. É nesse ponto que começam errando, já que acabam comprando produtos estragados ou com períodos curtos de uso.

Outras, ao chegarem em casa, realizam a separação dos itens, guardando tudo em seu devido lugar, como os enlatados e ensacados nos armários e os refrigerados na geladeira. Os alimentos que vão para o congelador merecem uma ressalva muito grande, com relevância no momento do descongelamento, quando esse processo é efetuado de maneira incorreta, pode vir a danificar o produto.

Dicas surpreendentes de como descongelar os alimentos de forma correta

Carne congelada.
(Foto: Reprodução)

Se você também tem dúvidas em relação a esse assunto, confira as dicas de descongelamento a seguir e comece a colocá-las em prática agora mesmo, evitando que as mercadorias percam seus nutrientes, sabor e consistência, além de evitar que seus consumidores fiquem doentes pela apresentação de infecções e contaminações.

Organize bem os alimentos antes de colocarem no congelador, contendo etiquetas com nomes, prazo de validade, etc. Assim ficará mais fácil identificá-los e saber qual deve ser manipulado primeiro para diminuir os desperdícios.

NÃO descongele nenhum alimento em temperatura ambiente, ele poderá azedar, perder propriedades importantes e aglomerar micro-organismos prejudiciais a saúde.

Observação: Execute esse procedimento um dia antes de preparar ou consumir o produto, retirando-o do congelador, colocando em um recipiente, deixando na parte debaixo do refrigerador de um dia para o outro (principalmente se forem carnes, frangos, peixes, molhos e laticínios).

Caso não tenha saída e o descongelamento tenha que ser realizado rapidamente, opte pelas opções: microondas, forno e banho maria.

Atenção!

Depois que descongelar a mercadoria, ela deverá ser consumida o quanto antes. Nada de guardar por mais tempo ou congelar novamente!

Saiba Mais:


Quer comentar ?