Fiapo de Jaca » Escolar » Dicas imperdíveis para memorizar o estudo antes da prova

Dicas imperdíveis para memorizar o estudo antes da prova

As provas estão se aproximando e você não sabe como memorizar tanto conteúdo? Então não perca tempo, clique nessa matéria e veja dicas que te ajudarão nesse processo!

     

Se preparar para períodos de prova é algo bastante comum em colégios, cursinhos, vestibulares e concursos, para que sejam articulados bons resultados. Estudantes de várias partes do mundo vem agregando o ensino em sua rotina com intensidade, afim de conseguir ingressar em faculdades e conquistar profissões com excelentes rendimentos em um futuro bem próximo.

Os métodos de estudo são aprimorados com frequência para que a conquista do saber seja mais dinâmica, ficando cada vez mais prática e interessante, facilitando o processo de memorização e tornando-o mais vantajoso e prolongado.

Aprender e fixar o conteúdo de todas as matérias é um desafio para muitos desses indivíduos, que mesmo se esforçando ao máximo e dando tudo de si, ainda sentem que não sabem o suficiente, principalmente quando acabam esquecendo algo na hora da realização do exame.

Se você também passa por essa e outras dificuldades, saiba que existem medidas que produzem uma melhora considerável de memorização. Confira algumas delas a seguir e boa sorte!

Organize em uma planilha as matérias a serem estudadas, em quais dias e horário cada uma vai ser analisada, destacando e priorizando sempre as disciplinas que possui dificuldade.

Dicas imperdíveis para memorizar o estudo antes da prova

Garota estudando.
(Foto: Reprodução)

Crie um ambiente propício de estudo e encare a atividade como um hábito bom, não como algo chato e obrigado.

Prepare os estímulos cerebrais para os períodos de estudo, fazendo com que ele fique focado no que está fazendo ao invés de apenas folear os livros e ler sobre os assuntos sem concentração.

Procure dormir bem e se alimentar adequadamente para que o corpo não atrapalhe a dinamização das atividades de aprendizagem, assim toda a sua estrutura física também está interligada a área mental.

Evite qualquer tipo de distração enquanto estuda, como ver televisão e ficar conectado a internet. Para quem gosta, ouvir música pode ajudar na memorização, desde que essa ação não tire a concentração.

Faça suas próprias anotações e resumos sobre os conteúdos já estudados, procurando sempre revisar as questões respondendo listas de exercícios.

Articule a auto-explicação diariamente, para que o cérebro transforme as informações obtidas em conhecimento.

Interligue os assuntos a palavras-chaves, para conseguir relembrar os conteúdos com mais facilidade e rapidez.

Sacrifique alguns períodos de lazer quando as provas estiverem se aproximando e aumente as horas de estudo.

Refaça provas, simulados e listas de exercícios, encaixando-as em um tempo razoável. Posteriormente, corrija as questões e observe como foi a sua avaliação.

Tire dúvidas dos seus próprios questionamentos, pesquisando a fundo sobre os temas.

Faça gravações dos conteúdos que não está conseguindo pegar e comece a ouvir tudo nos tempos livres.

Manipule intervalos entre o estudo de uma disciplina e outra, aproveitando esse tempinho para se distrair, comer, descansar, etc.

Saiba Mais:


Quer comentar ?