Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Desenvolvimento corporal acelerado, é uma doença?

Desenvolvimento corporal acelerado, é uma doença?

Clicando nessa matéria você irá aprender a identificar os sinais da puberdade precoce e saber o que deve ser feito caso essa disfunção seja constatada.

     

A população mundial vem crescendo constantemente nos últimos anos, fator que está levantando diversas considerações na área médica em relação ao aumento de disfunções na faixa etária de crianças e jovens, mais precisamente na passagem de uma fase para a outra.

A principal característica destacada pelos profissionais é que a maioria dos indivíduos que se encontram nesse período estão demonstrando um desenvolvimento corporal muito acelerado, onde boa parte da sua estrutura física já manifesta particularidades de um adulto.

Esse processo está sendo denominado como puberdade precoce e sua fase inicial pode começar a ser observada a partir dos 10 anos de idade, tanto nas meninas quanto nos meninos. Mesmo sendo algo aparentemente “comum”, em alguns casos essa mudança pode promover sérios danos a saúde, por isso é essencial que seja realizado um diagnóstico preciso do paciente.

Causas

Ainda não foram constatados os motivos que provocam essa patologia, mas especialistas afirmam que elas estão fortemente interligadas com as alterações hormonais, lesões no crânio, tumor cerebral, nos ovários ou testículos.

Desenvolvimento corporal acelerado, é uma doença?

Infância x Puberdade.
(Foto: Reprodução)

Como diagnosticar?

Os principais sintomas demonstrados pelos enfermos acometidos por esse distúrbio são:

Meninas

» Pelos axilares e pubianos.
» Cheiro forte no suor.
» Crescimento das mamas.
» Aumento da oleosidade e por consequência o aparecimento das acnes.
» Menstruação.
» Altura superior do que a recomendada para a idade.

Meninos

» Crescimento da barba, dos pelos axilares e pubianos.
» Cheiro forte no suor.
» Tom de voz mais grave.
» Altura superior do que a recomendada para a idade.
» Aumento das partes íntimas.
» Maior oleosidade da pele e por consequência o aparecimento das acnes.

Ajuda médica

Assim que os sinais começarem a surgir, a ajuda médica deverá ser procurada. O diagnóstico para a confirmação da puberdade precoce é executada por meio de observações clínicas e exames, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Tratamento

O principal método utilizado para a contenção dessa disfunção é a manipulação de medicamentos, chamados de bloqueadores hormonais. Em alguns quadros também se faz necessário o acompanhamento médico do paciente com um psicólogo, para evitar confusões mentais, emocionais, gravidez precoce e outra série de problemas.

Aviso!

Os dados contidos nesse post se tratam apenas de um informativo. Para saber mais sobre o assunto ou adquirir orientações específicas, busque apoio médico o quanto antes!

Saiba Mais:


Quer comentar ?