Fiapo de Jaca » Escolar » Descobridor da Penicilina

Descobridor da Penicilina

A penicilina é classificada como um dos principais antibióticos existentes no mundo. Saiba nesse artigo quem foi o seu grande descobridor e confira outros assuntos interessantíssimos ligado ao tema.

     

Buscas incessantes sempre foram realizadas em laboratórios para a descoberta de medicamentos que tratassem e curassem todos os tipos de doenças existentes. Um dos remédios que participam dessa trajetória é a Penicilina, antibiótico natural derivado do fungo Penicillium notatum.

É considerado como o grande descobridor da ação benéfica desse vírus, o médico e bacteriologista escocês, Alexander Fleming. Esse grande marco aconteceu no ano de 1928, mas o uso em seres humanos com a medicação só aconteceu em 1941, onde um agente da polícia estava com uma infecção septicemia e foi tratado com a solução.

Descobridor da penicilina

Alexandre Fleming.
(Foto: Reprodução)

A descoberta

A descoberta dos benefícios desse fungo se deu no laboratório de Alexander, onde possuía diversas placas de petri, contendo cultura de alguns micro-organismos para estudos. Em uma delas, foi encontrado o Staphylococcus Aureus, causador de uma infecção generalizada. Ao analisar bem a estrutura dessa determinada placa, Fleming observou que ela havia sido infectada por bolores, mas, em sua volta, não existia nenhuma bactéria.

A partir daí, decidiu isolar o fungo, percebendo que o mesmo era do gênero Penicillium e que tinha efeito bactericida. Assim sua descoberta foi fundamentada, comprovando que a penicilina era capaz de impedir a produção das moléculas de carbono que são responsáveis pela formação da membrana da bactéria.

Classificação das penicilinas

Com o passar dos anos, novos estudos foram embasados em cima dessa pesquisa e dados, classificando as penicilinas de acordo com o combate dos agentes causadores da enfermidade presente no organismo:

» Aminopenicilinas: utilizadas no combate de bactérias Gram-negativas (amoxicilina e ampicilina);
» Carboxipenicilinas: está presente nesse grupo a carbenicilina e a ticarcilina, que praticam atividades antipseudomonas;
» Penicilinas naturais: eficazes no combate a estreptococos dos grupos A e B, sífilis e etc;
» Penicilinas resistentes à penicilinase: utilizadas para inibir a ação da penicilinase, estafilococos resistentes à oxacilina, etc;
» Ureidopenicilinas: são eficazes no combate a bactérias Gram-Negativas e enterococos.

Fórmula estrutural plana da penicilina

Penicilina

Fórmula estrutural plana da penicilina.
(Foto: Reprodução)

Informações biográficas de Alexandre Fleming

» Nascimento: Lochfield, 6 de agosto de 1881 .
» Óbito: Londres, 11 de março de 1955.
» Formação: Farmácia, Biologia e Botânica (FRSE, FRS, FRCS)
» Premiação: Ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1943, juntamente com os cientistas Ernst Chain e Howard Florey, devido a sua e outras demais descobertas sobre o tratamento voltado para as doenças infecciosas.

Curiosidade

Novos estudos sobre a descoberta de Fleming só aconteceram devido a sua opção de não patentear sua conquista, o que possibilitou difusões necessárias para o tratamento de numerosas doenças existentes no mundo.

 

Saiba Mais:


Quer comentar ?