Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Correr regularmente prolonga a vida

Correr regularmente prolonga a vida

A corrida é um dos exercícios físicos mais realizados por pessoas que desejam melhorar a sua saúde e manter a condição estética. Confira neste artigo informativo os benefícios dessa prática e veja o quão bem ela pode fazer para à vida.

     

Sair do sedentarismo e ser uma pessoa ativa em relação aos exercícios físicos, proporciona vários benefícios à saúde e estética corporal. A corrida corresponde como uma dessas atividades, sendo uma modalidade aeróbica que ajuda os indivíduos a emagrecer, criar uma maior resistência física, definir o corpo e prolongar a vida, devido a realização dessa e de outras demais práticas saudáveis.

No mundo em que vivemos, a prática de exercícios físicos juntamente com dietas ou reeducações alimentares se faz essencial para aumentar a expectativa de vida dos seus usuários, isso porque ambos processos ajudam a prevenir doenças, deixa a estrutura corporal mais saudável e a imunidade super elevada.

Correr regularmente proporciona o aparecimento de uma palavra na vida: longevidade. É claro que no começo da realização dos exercícios físicos, ninguém vai sair correndo desrespeitando as suas condições físicas, mas sim ir de pouco a pouco, com caminhadas intercaladas à corridas leves, onde o ritmo, tempo e a quantidade de dias vai aumentando de acordo com a necessidade do indivíduo.

Iniciantes

Para quem deseja aderir a prática de correr, deve começar realizando caminhadas entre 3 à 4 vezes por semana, onde o ritmo das passadas deverá ir aumentando de acordo com a resistência que o indivíduo for adquirindo com o tempo.

Profissionais indicam que, inicialmente, a corrida deve ser realizada da seguinte forma: um minuto de caminhada e outro correndo durante 20 minutos. O tempo estimado deve ir aumentando semanalmente para que o corpo não acostume com a atividade e desacelere o metabolismo.

Respiração

A respiração deverá ser realizada de acordo com o ritmo das suas passadas. Indica-se que o oxigênio seja inspirado duas vezes pelo nariz e soltado três vezes pela boca. Dessa maneira, será fácil conseguir respirar tranquilamente conforme o corpo for acostumando com a realização do exercício.

Duração do exercício

O tempo irá variar de acordo com as condições físicas do indivíduo. É importante não exagerar para não causar lesões no corpo. Inicialmente 30 à 45 minutos de 3 à 4 vezes por semana se faz como um treino ideal para corridas.

Benefícios

Benefícios de correr regularmente.

Ao começar a correr, inicie com a caminhada e em seguida vá aumentando o ritmo, aos poucos, para chegar ao nível de corrida. Isso fará com que seu corpo acostume com tal prática. (foto: divulgação)

» Longevidade;
» Aumenta a massa muscular;
» Reduz o peso;
» Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
» Combate a depressão;
» Diminui o estresse;
» Proporciona maior condicionamento físico;
» Sensação de bem-estar;
» Melhora da auto-estima;
» Previne lesões ósseas;
» Ajuda na melhora das funções dos rins;
» Diminui os problemas de circulação;
» Reduz os riscos de infarto;
» Melhora a qualidade do sono;
» Fortalece o sistema imunológico;
» Proporciona uma melhorar respiração e mais saúde para o pulmão.

Dicas

Antes da corrida

» Consuma alimentos ricos em carboidratos para dar mais energia;
» Use roupas leves;
» Opte por utilizar um tênis apropriado e que não te proporcione nenhum tipo de desconforto.

Após a corrida

» Faça alongamentos com a postura correta;
» Beba bastante água para hidratar o corpo;
» Coma alimentos mais leves para a reposição dos nutrientes que foram perdidos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?