Fiapo de Jaca » Novidades » Como ver se tem direito ao PIS pela internet

Como ver se tem direito ao PIS pela internet

Saiba neste artigo quais os indivíduos que tem direito ao recebimento do PIS/PASEP e veja passo a passo de como realizar a consulta desse programa pela internet. Confira!

     

O PIS (Programa de Interação Social), é um programa que efetiva a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas e de maneira social, proporcionando melhores distribuições da renda nacional. Foi criado pelo Governo Federal e vem atendendo milhares de pessoas todos os anos.

O cadastro desse programa é realizado na primeira efetivação do empregado, assim que a sua carteira de trabalho é assinada, por meio do formulário DCN (Documento de Cadastramento do NIS). Assim que esse processo é concluído, é destinado ao trabalhador um cartão, contendo o seu número de inscrição, que possibilita  a consulta e saques dos benefícios sociais que tem por direito, como o abono salarial, o seguro desemprego e o FGTS.

Tem direito ao PIS todas as pessoas que:

  • Estejam cadastradas no programa há pelo menos cinco anos;
  • Tenha recebido em média, dois salários mínimos mensais no ano-base, caracterizado para a atribuição do benefício;
  • Tenha sido informado corretamente na RAIS do ano-base;
  • Tenha trabalhado por pelo menos trinta dias no ano-base, para empresas e empregadores contribuintes do programa;

A consulta do PIS pode ser solicitada nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou pela internet. Para realizar esse processo online, siga as instruções abaixo:

1° passo: Clique neste LINK e aparecerá a seguinte página:

Como ver se tem direito ao PIS pela internet

Representação da página de consulta do PIS.
(Créditos da foto: http://www.caixa.gov.br/)

2° passo: Informe o número NIS e clique na opção “Cadastrar senha”;

3° passo: Após realizar o cadastro, volte para a página inicial e informe os dados solicitados juntamente com o seu código de identificação;

4° passo: Na página de “Identificação do Cidadão”, leia atentamente as descrições, informando corretamente os dados solicitados;

 5° passo: Ao concluir esse processo, o PIS será informado de maneira atualizada;

Para mais informações sobre o PIS, vá à agência mais próxima da CEF. Já para sanar dúvidas em relação ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é necessário se destinar até uma das agências do BB (Banco do Brasil).

Saiba Mais:


Quer comentar ?