Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como tocar guitarra iniciante?

Como tocar guitarra iniciante?

Entenda através deste artigo como é possível dar início aos estudos para aprender a tocar guitarra. Saiba mais sobre o assunto e dicas expressas para o seu aperfeiçoamento.

     

Tocar guitarra

A guitarra é um instrumento muito cobiçado por diversos adolescentes. Muita gente investe nesse instrumento e geralmente inicia sozinho, sem o auxílio de um professor. Contudo, até que haja o aprendizado correto, haverá inúmeras falhas e principalmente uma grande quantidade de erros.

Para evitá-los, você pode contar com as dicas que daremos a seguir, além de lhe ajudar muito, permitem que seu aprendizado ocorra de maneira mais rápida. Bom, os primeiros passos que explicaremos a seguir deve ser minuciosamente seguidos a risca. Lembrando que o importante é sempre sentir a música.

Conheça o seu instrumento

Assim que houver comprado sua guitarra, teste ela de todas as maneiras que achar útil. Bata nas cordas, afine, desafine, tente fazer qualquer tipo de som, conheça seu instrumento como ninguém. Fique ao menos um dia mexendo nela, lendo o manual de instruções (caso venha na sua) e todas as suas especificações.

Ouça uma música e tente imitar

Depois de muito conhecer seu instrumento, procure uma música que lhe agrada e insista em tentar tocá-la, nem que esse som seja feito com um pequeno solo. Depois de haver cansado do processo, vá adiante e procure o que chamamos de cifra (basta digitar em sites de pesquisa na internet: cifra da música (música que escolheu).

Logo após, tente conhecer as cifras, se você entende quais são, melhor ainda. Se não, precisará começar as aulas teóricas que lhe ensinarão como são chamadas as notas e como fazê-las.

Aprendizado de guitarra para iniciante.

Guitarra (Foto: Reprodução)

Letras que representam notas

  • C –
  • D –
  • E – mi
  • F –
  • G – sol
  • A –
  • B – si

Depois desse primeiro passo, procure músicas fáceis de tocar na guitarra, indicamos Locked Out of Heaven – Bruno Mars.

Ela tem toques fáceis e bem simples, ajudando a entender o som dos acordes.

Depois, pegue uma música que você considera difícil e misture os acordes de uma com a outra. Nesse momento, é muito importante que não utilize a pedaleira. Isso porque ela pode atrapalhar o processo de aprendizado, pois o som se tornará totalmente diferente ao utilizá-la.

Indicamos também que procure um professor especializado no assunto para dar andamento ao seu aprendizado, até porque nem tudo é possível aprender sozinho. Sempre haverá um atalho ou uma maneira mais fácil descoberta por um professor que lhe ajudará a mudar sua concepção e aceitar novos métodos de aprendizagem.

A parte teórica parece nunca acabar, depois de tudo isso você ainda terá que aprender a ler partituras e essas são bem mais difíceis do que as cifras que falamos acima, é exatamente por esse motivo que deve conversar com seu professor que lhe permitirá o acesso fácil à essas partituras.

Uma dica importante é se divertir enquanto aprende, por isso escolha sempre músicas que lhe chamem atenção. Isso porque o trabalho é bastante demorado, se você não se dedicar e não se divertir com isso, dificilmente irá para frente como guitarrista profissional.

Pratique o máximo de tempo que puder!

Dicas importantes

  • Garanta uma boa guitarra
  • Aprenda a afinar
  • Jamais deixe sua guitarra desregulada
  • Tenha um bom amplificador
  • Prefira guitarras Stratos (perfeitas para iniciantes)

Saiba Mais:


Quer comentar ?