Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como tirar água dos ouvidos

Como tirar água dos ouvidos

Água no ouvido? Saiba nessa matéria como tratar esse desconforto com métodos bem simples!

     

Uma das coisas mais desconfortáveis é a sensação de que existe água dentro do ouvido. Geralmente esse sinal se manifesta quando lavamos o cabelo, tomamos banho de piscina, mar, rio ou molhamos a cabeça de alguma outra maneira.

Esse abafamento costuma proporcionar dores bem chatinhas e as vezes um pouco mais graves (com mais intensidade e frequência), principalmente em pessoas que possuem ou tiveram otite e que adentram em águas doces (sejam elas contaminadas ou não), isso porque esses locais são propensos para a proliferação de bactérias, que atacam o organismo humano quando entram em contato com ele.

O que fazer?

As manobras mais simples de contenção para aliviar essa sensação são:

Como tirar água dos ouvidos

Ouvido limpinho e bem cuidado.
(Foto: Reprodução)

Enxugar bem a parte externa dos ouvidos com uma toalha.

Pingar uma gotinha de ácido acético (vinagre com álcool isopropílico) nos ouvidos para extrair a água e evitar possíveis infecções.

Criar um pouco de vácuo nos ouvidos com as mãos, inclinando a cabeça para o lado acometido.

Dar leves batidinhas (chacoalhando a cabeça para o lado) no ouvido afetado.

Ficar alguns minutos deitado ou sentado com o ouvido inclinado para baixo.

Bocejar para promover o rompimento da pressão da água.

Atenção!

Não é indicado ficar introduzindo objetos nas orelhas para tentar diminuir o desconforto ou para retirar excessos de cera. Essas ações podem prejudicar a saúde e o bom funcionamento da região.

Ajuda médica

Se mesmo com a dinamização dos processos descritos acima os incômodos persistirem, o auxílio médico deverá ser procurado o mais rápido possível, o profissional deve realizar um diagnóstico mais detalhado do paciente, ministrando o tratamento adequado para o seu quadro, como uso de medicamentos e lavagens para a aspiração da cera.

Alerta para bebês e crianças

Não pingue nada no ouvido dos pequenos, apenas seque o local. Se a dor continuar se apresentando, leve-os a um pediatra ou otorrinolaringologista para que um tratamento especializado seja executado.

Prevenção

Para evitar esse transtorno, opte por usar protetores de algodão ou silicone (somente com recomendação médica) nos momentos em que for molhar a cabeça em qualquer tipo de ambiente, evitando ficar imergido na água por longos períodos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?