Fiapo de Jaca » Novidades » Como ter paciência para ler um livro

Como ter paciência para ler um livro

Ter bons hábitos de leitura é essencial na vida de qualquer pessoa, pois proporciona inúmeros benefícios para o convívio social e ensino aprendizagem. Acompanhe neste artigo dicas de como exercitar a paciência e começar a gostar dessa atividade.

     

Desde a infância, a leitura é inserida na vida dos indivíduos, porque os pais/responsáveis leem contos de fadas para os seus filhos, fazendo com que eles se acalmem e prestem atenção na historinha, chamando assim a sua atenção para uma contextualização que corresponde a sua idade, fazendo com que eles entrem no mundo da imaginação e tenham sonhos completamente criativos, ativando com excelência suas atividades cerebrais.

Com o passar dos anos, esse incentivo começa a ser abordado no colégio, onde o conteúdo contido nos livros se modificam bastante, proporcionando aos alunos informações sobre importantes símbolos da literatura e também de toda a história do mundo. Mas nem todos os estudantes gostam de estar em contato com os livros, pois acham tudo muito chato, ou não tem paciência para tal prática ou porque preferem ocupar o tempo com outras coisas, etc.

Mesmo muitos achando que os professores e pais são chatos por insistirem nisso e que a leitura é uma ferramenta dispensável, se enganam, pois esse processo se faz mais que relevante para o ensino aprendizagem dos indivíduos, agregando muitos benefícios à cultura individual, como:

Dicas de como ter paciência para ler um livro

Mulher lendo.
(Foto: Reprodução)

  • Melhor fluência verbal;
  • Conhecimento de muitas palavras e expressões;
  • Melhora na escrita;
  • Facilidades em interpretações e composições de texto;
  • Mais chances de se sair bem em entrevistas de emprego, apresentações, etc.

O sacrifício e o costume são dois pontos que devem ser destacados na leitura, pois não fazemos só aquilo que gostamos em nosso cotidiano, portanto, o máximo que podemos fazer em relação a preguiça de ler é expulsá-la através de incentivos, foco e insistência.

Confira algumas dicas abaixo que te fará mais adepto a leitura sobre qualquer  assunto:

 Tenha sempre em mente que conhecimento nunca é demais;

 Pegue um livro ou indicado ou de qualquer assunto e carregue sempre consigo. Sempre que estiver um tempinho livre, abra-o e leia, nem que for apenas uma página;

 Tente se imaginar dentro da contextualização, ligando-a a fatos do dia-a-dia, deixando o livro mais interessante;

 Leia todos os dias, não importando o tema do livro que escolheu. Se empolgue com o conteúdo para ter paciência de chegar até o seu final;

 Caso você goste muito de tecnologia, tente associá-la com a leitura, baixando livros para os seus aparelhos eletroeletrônicos;

 Procure ler sempre que estiver tenso e impaciente, focando sua atenção e energias apenas nesse mundo que é só seu. Essa associação poderá ser bastante benéfica;

 Inicialmente, procure ambientes calmos para ler. Depois, vá tentando inserir esse hábito em lugares mais agitados. Isso trará um poder de concentração maior, dando vantagens ao seu cérebro, principalmente em relação a memorização.

Saiba Mais:


Quer comentar ?