Fiapo de Jaca » Novidades » Como surgiu a comemoração do Dia dos Namorados

Como surgiu a comemoração do Dia dos Namorados

Compreenda nessa matéria como o Dia dos Namorados surgiu e como a sua data foi definida no Brasil e em outros países do mundo.

     

Uma das datas do ano mais especiais para os casais apaixonados é o Dia dos Namorados, se trata de um momento comemorativo somente deles, onde demonstram um ao outro o amor que sentem e como são importantes, através das mais variadas declarações de afeto que se pode imaginar.

Acredita-se que essa comemoração surgiu na época do Império Romano, logo quando o bispo São Valentim foi coibido de realizar casamentos por Claudius II, ordem que foi desobedecida de forma secreta e descoberta tempos depois, atitude que levou Valentim a ser preso e depois morto pelos soldados do imperador.

Durante o tempo em que ficou preso, o bispo recebeu vários bilhetinhos que contavam histórias de amor, dando a ele sinais de que sua prática fazia o bem para todas as pessoas que se amavam de verdade e queriam se unir perante a Deus.

Como surgiu a comemoração do dia dos namorados

Casal de apaixonados.
(Foto: Reprodução)

Sua decapitação aconteceu dia 14 de Fevereiro de 270 e por essa razão, o dia foi escolhido para representar o afeto das pessoas que se gostavam nos EUA e em vários outros Estados da Europa, apenas o mês que foi modificado para Junho, por razões ainda desconhecidas.

Nos estados brasileiros, esse momento é marcado pelo frei português Fernando de Bulhões ou Santo Antônio. Esse símbolo católico relatava em todas as suas pregações a importância do casamento e do amor, de como esse sentimento era bom e essencial na vida dos seres humanos.

Por causa dessas enfatizações, é conhecido até hoje como “Santo Casamenteiro”. Sua data comemorativa no calendário é dia 13 de Junho e em sua homenagem, o Dia dos Namorados no país é comemorado em sua véspera, dia 12 de Junho. Assim como nas outras regiões do mundo, trocas de presentes também são promovidas pelos casais de namorados no Brasil.

Curiosidade

Nos EUA, o Dia dos Namorados é chamado de Valentine’s Day e sua comemoração não é promovida apenas por casais, mas sim por todas as pessoas que se amam de alguma forma. A principal lembrança trocada entre esses indivíduos são cartões com mensagens de carinho, que são confeccionados por eles mesmos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?