Fiapo de Jaca » Novidades » Como ser amigo do meio ambiente?

Como ser amigo do meio ambiente?

Acesse esse artigo e veja como a mudança de pequenos hábitos diários podem ajudar a diminuir os prejuízos provocados ao meio ambiente pelo homem.

     

Muitas pessoas contribuem para a degradação do meio ambiente através de hábitos e atitudes impensadas, os prejuízos são ocasionados a todo momento, por vários tipos de públicos, como crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Pesquisas revelam que o Brasil sofre ainda mais impactos em relação a esse processo porque apenas 13% da sua população total se preocupa com o bem estar do ecossistema e seus recursos. Para que esse valor aumente, diversas ações estão sendo articuladas nacionalmente, como:

» Palestras conscientizadoras;
» Projetos de reciclagem e reaproveitamento;
» Uso moderado de recursos naturais;
» Descarte correto do lixo – seja ele orgânico, químico, seco, etc;
» Programa de prevenção e combate em relação às queimadas
» Reuniões, congressos, oficinas e outras ações para a conservação dos biomas.

Acima podemos ver algumas das saídas já implantadas e que estão viabilizando uma baixa considerável em relação ao índice de poluição e prejuízos a biodiversidade. Porém, quanto mais pessoas se juntarem e se propuserem a serem amigas do meio ambiente, melhor.

Salvar o Brasil e todo planeta Terra é uma tarefa de todos e se cada um fizer a sua parte, conseguirão ver vantagens em pouco tempo, tanto para a sua qualidade de vida quanto para a promoção de benefícios das gerações futuras. Confira a seguir algumas dicas que te auxiliarão a fazer parte desse grande projeto.

» 1. Não jogue lixo no chão ou comida no chão.

Como ser amigo do meio ambiente?

Pessoas de mãos dadas para salvar o mundo.
(Foto: Reprodução)

» 2. Acenda a luz apenas quando for necessário e apague-a sempre que sair do ambiente em que se encontra.

» 3. Retire os aparelhos que não estão sendo utilizados da tomada, principalmente os que ficarem com qualquer luz ligada.

» 4. Prefira o uso de lâmpadas fluorescentes e eletrodomésticos econômicos – categoria “A”.

» 5. Desligue o chuveiro para se ensaboar e ao lavar os cabelos.

» 6. Desligue as torneiras quando estiver lavando as louças ou escovando os dentes.

» 7. Prefira a manipulação de detergentes e outros produtos de limpeza que possuam rótulos ecológicos.

» 8. Faça a coleta seletiva e destine os objetos que podem ser reutilizáveis para os centros de reciclagem.

» 9. Utilize regador para molhar o jardim e balde para lavar as áreas ou o carro.

» 10. Pare de comprar em excesso. Analise a situação em que se encontra e veja o que é realmente necessário. Assim conseguirá diminuir os gastos e os desperdícios.

» 11. Opte sempre por comprar produtos duráveis, deixando os utilitários descartáveis de lado.

» 12. Procure postos de coleta para pilhas, pneus, aparelhos eletroeletrônicos e demais produtos tecnológicos para descarte.

» 13. Quando for fazer compras, leve uma sacola renovável e resistente de casa, ou uma caixa de papelão ou carrinhos de compras para evitar o uso de pacotes e embalagens de plástico.

» 14. Compartilhe jornais, livros, revistas, CD’s, DVD’s, brinquedos, roupas, sapatos e outros acessórios, utilitários informativos e/ou de entretenimento.

» 15. Crie projetos no colégio e/ou na comunidade para hortas e/ou plantação de árvores em locais permitidos – Antes de fazer isso, procure a prefeitura da cidade ou algum órgão para que auxiliem nesse processo.

» 16. Utilize a criatividade e customize o que era para ser jogado fora, como móveis antigos, quadros, roupas e acessórios, potes de vidro, latas, pneus, etc. Essas peças renovadas irão proporcionar um clima completamente descontraído para qualquer ambiente.

Saiba Mais:


Quer comentar ?