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Como se constrói um sistema imunológico forte

Aprenda nessa matéria alguns hábitos extremamente eficazes para construir um sistema imunológico forte e diminuir os riscos de manifestação de doenças na estrutura corporal.

     

O sistema imunológico é responsável por viabilizar a proteção da estrutura corporal, assim ela não será acometida por enfermidades ocasionadas por bactérias, vírus e outros parasitas. O contato desses micro-organismos com os seres humanos produzem sérios prejuízos, quando suas defesas estão fortalecidas, fica mais difícil suas proliferações e a aparição de doenças.

Sua resistência é apresentada através de uma vasta composição celular, sendo os glóbulos brancos (como os linfócitos T CD4+) os principais responsáveis por identificar os agentes agressores e proporcionar saídas para a sua destruição e eliminação.

Para criar forças e combater esses agentes externos, é essencial que os indivíduos pratiquem medidas saudáveis diariamente, deixando seus sistemas e tecidos sempre bem nutridos e não propícios a manifestação de disfunções. Confira a seguir alguns hábitos que auxiliarão nesse processo:

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, gaseificadas, alimentos industrializados, gorduras, açúcares, sódio e tabaco.

Como se constrói um sistema imunológico forte

Refeição balanceada.

Reeduque a alimentação, fracionando as refeições (comendo a cada 3 horas), mastigando corretamente e sem consumir nenhum tipo de líquido.

Tenha boas noites de sono.

Diminua os níveis de estresse, ansiedade, medo, insegurança e as sobrecargas do dia a dia.

Sorria mais e procure levar a vida com mais tranquilidade.

Eleve o consumo de produtos naturais como frutas, legumes, verduras, fibras proteínas, oleaginosas, carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, selênio, minerais, etc.

 Mantenha o peso ideal.

Pratique exercícios físicos regularmente.

Mantenha sempre em equilíbrio a pressão sanguínea, o colesterol e os triglicerídeos.

Não faça o uso de medicamentos sem que haja prescrição médica, com relevância os antibióticos e anti-inflamatórios, suas propriedades são fortes.

Tome suplementos nutricionais, caso haja um déficit que não consiga ser saciado somente com uma boa alimentação. Para isso é essencial ter um excelente acompanhamento médico.

Os sintomas que o corpo reproduz quando a imunidade está baixa são:

» Febre alta, tosse, falta de ar, dor no peito, vômitos, perda de apetite, dores no corpo, diminuição da audição, lesões na boca e gengivas, furúnculo, mau funcionamento do intestino, dificuldade de cicatrização e o aparecimento de um conjunto de transtornos.

Dica

Segundo o levantamento de especialistas, os principais alimentos que fortalecem e ativam o sistema imunológico são:

» Iogurte natural, peixes, tomate, vegetais verdes, frutas cítricas, mel com própolis, grãos, oleaginosas, pimenta, gengibre e produtos antioxidantes.

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