Fiapo de Jaca » Escolar » Como são formados os combustíveis fósseis

Como são formados os combustíveis fósseis

Neste artigo você irá encontrar um trabalho incrível sobre os combustíveis fósseis, com conteúdo que cita a sua explicação geral, formação, onde são encontrados e as vantagens e desvantagens de uso.

     

São ditos combustíveis fósseis todos os elementos e substâncias que possuem origem animal e contém em formação compostos de carbono, obtidos pela decomposição de resíduos orgânicos, processo que pode levar milhões de anos para acontecer, dependendo do produto estudado.

Todo e qualquer combustível fóssil é considerado um recurso natural não renovável, isso porque suas fontes são esgotáveis na natureza, ou seja, podem  acabar a qualquer momento. Os principais elementos dessa classificação são o carvão, gás natural e o petróleo.

Combustíveis fósseis: explicação completa.

Representação dos combustíveis fósseis: carvão, gás natural e petróleo.
(foto: divulgação)

Essa classificação de combustíveis são tidas mundialmente como uma das principais fontes de energia elétrica, além de serem utilizadas na maioria dos veículos para a mobilidade, produção de lubrificantes, aquecimento de fornos e caldeiras, entre outros.

Onde são encontrados?

As fontes de combustíveis renováveis só podem ser encontrados em lugares bem profundos do solo, pode ser terrestre ou no mar, fazendo com que a sua extração seja bastante difícil, assim como a sua localização.

Utilização

Através da queima dos combustíveis fósseis, é possível gerar energia suficiente para movimentar motores de veículos, máquinas, além de abastecer milhares de cidades com energia elétrica que são produzidas nas usinas termoelétricas.

Exemplos

Os combustíveis fósseis mais conhecidos no mercado são a gasolina, carvão mineral, gás natural e o óleo diesel.

Vantagens

» Carvão mineral: facilidade no transporte e distribuição;
» Gás natural: não é emite poluição na sua extração;
» Petróleo: aumento da mão de obra para a realização da sua extração, ou seja, geração de mais empregos.

Desvantagens

» Altos índices de poluição atmosférica;
» Ajudam na formação de chuva ácida, efeito estufa e contribuem para a piora do aquecimento global;
» Altos custos para sua extração;
» Suas substâncias tóxicas podem causar sérios prejuízos para a saúde humana e também de várias espécies encontradas na natureza.

Saiba Mais:


Quer comentar ?