Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como registrar o nome de uma empresa?

Como registrar o nome de uma empresa?

Você tem uma empresa e decidiu registrar o seu nome para não ser “roubado”. Acompanhe este artigo e entenda como funciona os procedimentos para o registro legal.

     

Por que registrar?

O registro do nome de sua empresa é tão importante quanto qualquer planejamento feito à mesma. Ele cuida da imagem e ainda registra sua marca para que não seja “roubada”. aqueles empresários que visam o crescimento, sem dúvidas devem saber que esse é o melhor caminho a seguir.

Além disso, permite que muitas outras empresas possam “roubar” o seu nome e utilizá-lo, ainda que seja de forma fantasia. A importância do registro é de curto e longo prazo, permitindo que assim que houver o crescimento, haja também uma maior geração de valores pelo conhecimento de sua marca.

Também é importante frisar que, “ainda que você tenha tido a ideia”, o nome que realmente é válido perante a justiça é aquele que obteve o registro primeiro. Se você encontrou um nome adequado para sua empresa, não hesite, vá agora dar os seguimentos para o registro.

Como fazer o registro?

O primeiro passo é escolher realmente qual o nome dará a sua marca, após esse processo, você deverá consultar o chamado “banco de marcas”, ele permitirá que saiba se há ou não uma outra empresa registrada nesse mesmo nome. É importante lembrar que há 35 classes, ou seja, caso haja alguém com o nome parecido com o seu, ainda há possibilidade de registro se forem de áreas diferentes.

Entenda como registrar sua marca.

Registro de marca (Foto: Reprodução)

Depois disso, determinar exatamente qual o tipo de sua marca, é o próximo passo. Mais conhecidos são aqueles nominativos, cujas suas formações são:

  • Palavras
  • Figurativas
  • Formadas por símbolos
  • Mistas (com nome e símbolo)

Todos os trâmites podem ser feitos de maneira fácil e eficaz através do portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, também chamado de INPI. Basta seguir até o botão que indica “e-marcas”. Logo após o clique, a própria página lhe indicará um manual de registro.

Depois disso e de todos os trâmites feitos, a cobrança de uma taxa será feita. Mas é válido lembrar que essa é inicial, outro valor será cobrado para garantir que a sua marca seja exclusiva e protegida pelos primeiros 10 anos de registro. Os valores podem variar de acordo com as categorias que encaixá-la.

As empresas de pequeno porte tem direito a 50% de desconto na hora do pagamento das mesmas. Com o número do seu processo já em mãos, você precisará acompanhar a Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI). Depois de todas as apurações, o nome só precisará ser renovado novamente em 10 anos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?