Fiapo de Jaca » Novidades » Como não engravidar usando tabelinha

Como não engravidar usando tabelinha

Nesse artigo você irá encontrar algumas dicas de como utilizar a tabelinha do ciclo menstrual para não engravidar.

     

A tabela de fertilidade, mesmo sendo um pouco confusa, pode ajudar muito as mulheres, tanto para engravidar quanto para evitar uma possível gestação, isso porque consegue mostrar claramente as datas onde o organismo feminino se encontra ou não mais propenso para a fecundação do óvulo.

Dicas de prevenção

Se você deseja se prevenir de uma gravidez, a primeira dica é evitar todo e qualquer contato íntimo sem o uso de camisinha, pois esse contraceptivo além de inibir a passagem dos espermatozoides para o trato reprodutor feminino, ainda consegue prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

A segunda dica é fazer o uso dos anticoncepcionais, tomando-os de acordo com o ministramento médico, para que não haja alterações hormonais relevantes no organismo. Lembre-se de que todas as pílulas devem ser consumidas conforme as indicações do ginecologista ou pelas instruções descritas na bula.

Em casos de emergência, é possível usar a terceira dica, a pílula do dia seguinte, mas não é indicado que o seu consumo seja feito de maneira demasiada, pois seus compostos podem causar várias alterações no corpo, além de ir deixando-o “imune” aos seus efeitos.

Tabela de fertilidade

Para montar a tabela de fertilidade, basta anotar em um papel o período em que a sua menstruação costuma descer, pois através da contagem parcial dos dias será possível saber quando o organismo está muito ou pouco fértil.

Geralmente, o ciclo menstrual normal (tempo até que uma nova menstruação comece) possui aproximadamente 28 dias. Contando desde o primeiro dia do seu ciclo até o 14° dia, deverá ser marcado na tabela como o seu período fértil. O período infértil se dará nos dias em que a menstruação desce (também deverá ser anotado) e nos demais dias que sobrarem.

Como não engravidar usando tabelinha

Representação da tabela de fertilidade.
(Foto: Reprodução)

Atenção

Caso o seu ciclo seja irregular, procure a ajuda de um bom ginecologista para que ele monte a tabela de acordo com as suas alterações.

Saiba Mais:


Quer comentar ?