Fiapo de Jaca » Novidades » Como manter a casa limpa tendo animais de estimação

Como manter a casa limpa tendo animais de estimação

Seu animal de estimação está deixando a casa muito desarrumada e com mau cheiro? Confira dicas nesse artigo que te auxiliarão a mudar essa situação, fazendo com que os ambientes fiquem mais limpinhos e organizados.

     

Atualmente é bastante comum entrar em residências e se deparar com a presença de algum animal de estimação, com relevância os cães e gatos, já que são os bichinhos preferidos para domesticação, devido ao carinho que proporcionam aos seus donos.

O ponto que mais gera preocupações nos indivíduos que querem comprar ou adotar animais é a convivência que terão com a espécie, como ela se comportará dentro da casa ou apartamento, sua alimentação, bem estar e principalmente a sujeira e bagunça que farão.

Devido aos fatores descritos acima, é essencial pensar bastante antes de levar um bichinho para a moradia e se essa iniciativa for tomada, muita dedicação e cuidados deverão ser prestados diariamente para que possíveis chateações e preocupações não surjam com o tempo.

Dentre as reclamações mais relatadas pelos donos dos animais, podemos citar a desorganização e o mau cheiro dos cômodos. Se você vem passando por isso e já não sabe mais o que fazer, confira as excelentes dicas que o Fiapo de Jaca irá disponibilizar a seguir e boa sorte!

Como manter a casa limpa tendo animais de estimação

Mulher acariciando o seu gato de estimação.
(Foto: Reprodução)

⇒ 1. Eduque o animalzinho desde os seus primeiros dias na casa, assim será mais fácil fazer com que ele saiba onde deve ficar. Separe um local para que ele faça suas necessidades, outro para sua alimentação e descanso.

⇒ 2. Estipule regras de convivência para que seus comandos sejam obedecidos, principalmente em relação a entrar dentro de casa, subir nos móveis e estragar o que está do lado de fora.

⇒ 3. Mostre que comportamentos errados acarretam punições. Sempre que for corrigir o bichinho (cão e gato), mantenha a voz firme e borrife um pouquinho de água na sua face.

⇒ 4. Crie uma rotina de coleta dos dejetos sólidos, higienização dos ambientes e também do animal.

⇒ 5. Utilize sabão neutro e desinfetantes para limpar os cômodos e a casinha do bichinho. Isso também ajudará a diminuir a proliferação de bactérias, vírus e fungos.

⇒ 6. Para eliminar o mau cheiro, deixe a casa bem arejada e coloque os móveis no sol por algumas horas, dando uma aspirada em sua extensão.

⇒ 7. Se o animal costuma ficar dentro de casa, invista no manuseio de vassouras, rolos adesivos, pá, capa de sofá, etc.

⇒ 8. Troque as roupas de cama pelo menos uma vez na semana, principalmente se o bichinho soltar muitos pelos.

Conseguir manter todos esses tópicos em dia é uma tarefa um pouco difícil e educar o animal costuma demandar um pouco de tempo, mas para se ter um lar agradável, bem limpinho e arrumado, todo esforço se torna compensado.

Saiba Mais:


Quer comentar ?