Como lidar com pessoas depressivas no trabalho

A depressão é um transtorno emocional que atinge milhares de pessoas no mundo, de ambos os sexos, porém, as mulheres são mais vulneráveis a esse distúrbio devido a maior fragilidade. Estima-se que no Brasil, cerca de 25% das pessoas já sofreram algum episódio desse mal na vida.

O grande problema dos indivíduos que estão com depressão, é o não acompanhamento médico, pois raramente procuram ajuda para  realizar o tratamento, métodos eficazes que eliminam os sintomas que esse transtorno manifesta, sendo os principais deles:

Como lidar com pessoas depressivas no trabalho
Tristeza, um dos sintomas da depressão.
(Foto: Reprodução)

» Tristeza;
» Irritabilidade;
» Inquietação;
» Retraimento social.
» Desânimo;
» Cansaço;
» Indisposição;
» Dificuldade de concentração;
» Insatisfação;
» Ansiedade;
» Preocupação;
» Insegurança;
» Indecisão;
» Incapacidade;
» Solidão;
» Insônia ou sonolência;
» Alteração do apetite;
» Preocupação excessiva com os problemas;
»  Perda da sensação de prazer nas atividades habituais(no trabalho, no lazer, no desejo e prazer sexual);
» Idéias de morte ou suicídio.

Caso dois ou mais dos sintomas acima se façam presentes regularmente em alguma pessoa conhecida, fique bem atento e procure se aproximar dessa pessoa para ver mais de perto se essas manifestações são realmente sinais de uma possível depressão ou não.

Ambiente de trabalho

A convivência no ambiente de trabalho normalmente costuma ser bem intensa,por causa do tempo que os funcionários passam juntos. Quando algo está diferente, a percepção se faz quase que imediata, por isso, a constatação de uma pessoa com depressão nesses locais se fazem um pouco mais fáceis.

Se você vem percebendo essas alterações em algum dos seus colegas, saiba que a sua ajuda (e também de toda a equipe) é muito importante para a recuperação desse indivíduo. Veja abaixo algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo:

» Nunca mostre pena para a pessoa;
» Comprimente-a todos os dias com atenção;
» Chame-a para lanchar, almoçar;
» Tenha paciência com as atitudes que seu colega possa vir a ter;
» Nos tempos livres, procure dialogar sobre assuntos positivos e incentivadores, para distrair a mente;
» Convide o colega para praticar exercícios físicos, sair para festas, ir ao cinema, fazer opções divertidas de laser, etc;
» Trate a pessoa com carinho e compreensão;

Atenção

Procure orientar o seu colega de trabalho e fazer com que ele busque ajuda médica. Converse também com os membros da família do indivíduo, seu cônjuge e amigos, pois quanto mais apoio o enfermo tiver, mais fácil será para ele se livrar desse transtorno.

Indicados pra você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *