Fiapo de Jaca » Novidades » Como lidar com pessoas depressivas no trabalho

Como lidar com pessoas depressivas no trabalho

Se você vem reparando que um colega de trabalho está com atitudes diferentes há um certo tempo e suspeita que seja depressão, veja dicas neste artigo que poderão te auxiliar a ajudar essa pessoa. Acompanhe!

     

A depressão é um transtorno emocional que atinge milhares de pessoas no mundo, de ambos os sexos, porém, as mulheres são mais vulneráveis a esse distúrbio devido a maior fragilidade. Estima-se que no Brasil, cerca de 25% das pessoas já sofreram algum episódio desse mal na vida.

O grande problema dos indivíduos que estão com depressão, é o não acompanhamento médico, pois raramente procuram ajuda para  realizar o tratamento, métodos eficazes que eliminam os sintomas que esse transtorno manifesta, sendo os principais deles:

Como lidar com pessoas depressivas no trabalho

Tristeza, um dos sintomas da depressão.
(Foto: Reprodução)

» Tristeza;
» Irritabilidade;
» Inquietação;
» Retraimento social.
» Desânimo;
» Cansaço;
» Indisposição;
» Dificuldade de concentração;
» Insatisfação;
» Ansiedade;
» Preocupação;
» Insegurança;
» Indecisão;
» Incapacidade;
» Solidão;
» Insônia ou sonolência;
» Alteração do apetite;
» Preocupação excessiva com os problemas;
»  Perda da sensação de prazer nas atividades habituais(no trabalho, no lazer, no desejo e prazer sexual);
» Idéias de morte ou suicídio.

Caso dois ou mais dos sintomas acima se façam presentes regularmente em alguma pessoa conhecida, fique bem atento e procure se aproximar dessa pessoa para ver mais de perto se essas manifestações são realmente sinais de uma possível depressão ou não.

Ambiente de trabalho

A convivência no ambiente de trabalho normalmente costuma ser bem intensa,por causa do tempo que os funcionários passam juntos. Quando algo está diferente, a percepção se faz quase que imediata, por isso, a constatação de uma pessoa com depressão nesses locais se fazem um pouco mais fáceis.

Se você vem percebendo essas alterações em algum dos seus colegas, saiba que a sua ajuda (e também de toda a equipe) é muito importante para a recuperação desse indivíduo. Veja abaixo algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo:

» Nunca mostre pena para a pessoa;
» Comprimente-a todos os dias com atenção;
» Chame-a para lanchar, almoçar;
» Tenha paciência com as atitudes que seu colega possa vir a ter;
» Nos tempos livres, procure dialogar sobre assuntos positivos e incentivadores, para distrair a mente;
» Convide o colega para praticar exercícios físicos, sair para festas, ir ao cinema, fazer opções divertidas de laser, etc;
» Trate a pessoa com carinho e compreensão;

Atenção

Procure orientar o seu colega de trabalho e fazer com que ele busque ajuda médica. Converse também com os membros da família do indivíduo, seu cônjuge e amigos, pois quanto mais apoio o enfermo tiver, mais fácil será para ele se livrar desse transtorno.

Saiba Mais:


Quer comentar ?