Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como funciona o desenvolvimento de doenças mentais

Como funciona o desenvolvimento de doenças mentais

Compreenda nesse post o que são as doenças mentais, como se manifestam, saiba quais são os principais sintomas apresentados e como são contidas pelos métodos de tratamento disponibilizados nas redes de saúde.

     

As doenças mentais se tratam de complicações psiquiátricas que afetam os indivíduos com algum tipo de anormalidade, podendo esses distúrbios promoverem sofrimento e/ou comprometimento das funções mentais e psicológicas. Levantamentos revelam que cerca de 20% de toda a população mundial, em algum momento da vida, pode ser acometida por uma das disfunções que englobam esse conceito.

A Secretaria Municipal de Saúde do Brasil criou o Caps (Centros de Atenção Psicossocial) que dinamiza atendimentos específicos para esse público, mas somente esse sistema não vem comportando a quantidade de pacientes que necessitam de apoio, processo que vem causando sobrecargas ambulatoriais e hospitalares.

Causas

Como funciona o desenvolvimento de doenças mentais

Cérebro humano, um dos órgãos mais importantes do corpo.
(Foto: Reprodução)

Não existe uma razão específica para a manifestação das doenças mentais, porque elas se resultam da combinação de diferentes fatores, como as condições genéticas (hereditariedade), conflitos internos e externos, problemas na gestação ou no nascimento do feto, uso de medicamentos, drogas ilícitas e/ou lícitas, estresse, perda considerável de algo ou alguém, etc.

Desenvolvimento

Anteriormente, pouco se sabia sobre esse tipo de enfermidade, mas de algumas décadas para cá, inúmeras pesquisas vem sendo promovidas em várias partes do planeta para executar o tratamento dos indivíduos que se encontram nessas condições, possibilitando a eles melhores condições de articulação consigo e com todos a sua volta.

O mundo moderno está sempre em constante mudança, com excessos de trabalho, atividades, entre outros demais acontecimentos que vem desestabilizando o psicológico de muitos de nós. Acredita-se que esse seja um dos motivos causadores do aumento da incidência desses transtornos.

Doenças mentais mais comuns

Depressão

» Principais sintomas: isolamento, tristeza profunda, apatia, desmotivação, falta de ânimo e perda de interesse.

Bipolaridade

» Principais sintomas: alterações frequentes de humor, diminuição e elevação de energia, entre outros aspectos parecidos com a depressão.

Distúrbio do pânico

» Principais sintomas: agitação, palpitações, sudorese, ansiedade intensa, falta de ar e dores no peito.

Ansiedade generalizada

» Principais sintomas: crises de preocupação, nervosismo, estresse, náuseas, mãos frias e úmidas, boca seca, medo, diarreia e sensação de falta de ar (asfixia).

Esquizofrenia

» Principais sintomas: pensamento desorganizado, delírios, alucinações, insensibilidade emocional, apatia, fala monótona e isolamento.

Onde procurar ajuda?

Os Caps são as melhores entidades de atendimento nesses casos, mas se nenhuma das suas sedes forem encontradas nas proximidades, uma unidade de atendimento hospitalar (pronto socorro) deverá ser procurada. Quanto antes a busca desse auxílio for promovida, menos danos serão causados a saúde do enfermo.

Curiosidade

Muitas pessoas desenvolvem essas disfunções devido o contato direto com as drogas. Tanto as ilícitas, quanto as lícitas que provocam dependência química e por consequência várias lesões e sequelas ao cérebro.

Aviso!

Todas as informações contidas nessa matéria são de inteiro uso para pesquisas e um melhor entendimento sobre o assunto. Para maiores orientações, procure ajuda médica!

Saiba Mais:


Quer comentar ?