Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como evitar a micose genital

Como evitar a micose genital

Está com alterações anormais na sua região genital? Saiba que esses sinais podem ser manifestações de micoses! Acompanhe essa matéria e saiba mais sobre essa disfunção.

     

Os cuidados voltados para a região genital devem ser frequentes para que enfermidades não acometam a área e manifeste sintomas completamente desconfortáveis. Um dos transtornos mais incômodos que costumam surgir quando isso não é dinamizado são as micoses.

Esse distúrbio atinge milhares de pessoas todos os anos, sendo o público feminino o mais afetado. Na maioria dos quadros, o agente causador da disfunção é o fungo do gênero Candida, das espécies Candida albicans, Candida glabrata e Candida krusei e, por essa razão, a doença pode ainda ser denominada por Candidíase.

Dentre os sinais de alerta que o corpo reproduz quando está acontecendo a proliferação demasiada de um dos parasitas mencionados acima, podemos citar:

Como evitar a micose genital

Gênero feminino e masculino.
(Foto: Reprodução)

» Vermelhidão.
» Coceira.
» Formação de pequenas bolhas.
» Irritação da pele.
» Dores.
» Corrimento.

Fatores de risco

Existem algumas particularidade que podem vir a agravar o quadro do/a paciente, fazendo com que o fungo se apresente com mais intensidade, como gravidez, diabetes, estresse, variações hormonais, relações íntimas, uso constante de medicamentos, falta ou excessividade de higiene.

O que fazer?

Assim que os sintomas se manifestarem (seja com frequência ou não) a ajuda médica deverá ser procurada para que um bom ginecologista, obstetra, urologista ou dermatologista execute um diagnóstico preciso da saúde do indivíduo.

Tratamento

O tratamento será prescrito de acordo com as observações do profissional da área da saúde, mas geralmente envolve o uso de pomadas e antibióticos. Em relação aos métodos convencionais, pode-se ainda ser receitado a manipulação de plantas medicinais.

Como prevenir?

As medidas indicadas para evitar o aparecimento de micoses genitais/candidíase são:

» Não ficar estressado ou muito ansioso.

» Consumir alimentos ricos em probióticos.

» Secar bem a área genital após o banho, piscina, sauna, ambientes molhados ou úmidos.

» Utilizar sabonetes neutros para higienização íntima.

» Preferir usar roupas de algodão, leves e que não sejam apertadas.

» Fazer o uso de preservativos durante as relações com o parceiro.

» Não compartilhar roupas, toalhas, lençóis, etc.

» Evitar o contato íntimo enquanto estiver fazendo o tratamento.

Saiba Mais:


Quer comentar ?