Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como entrar na Acadêmia Brasileira de Letras?

Como entrar na Acadêmia Brasileira de Letras?

Receba através deste artigo as devidas informações relacionadas sobre a entrada de um interessado à Acadêmia Brasileira de Letras.

     

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição do Brasil com intuito de promover a literatura. Também é muito conhecida como ABDL e tem influência cultural fortíssima no país. Sua inauguração ocorreu no ano de 1897, precisamente no dia 20 de julho. Com dois objetivos básicos:

  • Cultivo da língua
  • Cultivo da literatura nacional

Atualmente, possui cerca de 40 membros que estão perpetuados, e mais 20 sócios de correspondência estrangeira. O responsável pelo discurso proferido na inauguração da mesma fora Machado de Assis, um dos grandes nomes da literatura brasileira e um pilar no sonho da ABDL.

Símbolo da instituição.

Acadêmia Brasileira de Letras  (Foto:Reprodução)

Como entrar?

Muitos são os interessados em conquistar seu espaço na ABDL, não é para menos já que a academia é um símbolo da sofisticação e da vitória para aqueles que iniciam no meio literário. Contudo, chegar lá não é tão fácil, a academia estipula alguns requisitos básicos para fazer parte e/ou ser membro da mesma, sendo esses:

  • Ser brasileiro nato
  • Ter publicado obras de reconhecimento e mérito
  • Ou possuir livros de valor itinerário

A influência é sem dúvidas um dos pontos chaves para conquistar uma cadeira na ABL. Quando ocorre casos de falecimento de algum membro, uma cadeira é disponibilizada a Sessão da Saudade. Depois disso, a candidatura dos interessados ocorre um mês inteiro, isso através de uma carta enviada ao Presidente.

A posse então é marcada, feita de comum acordo entre o novo membro e aquele que fora escolhido para fazer sua recepção. O Governo do Estado natal do novo membro é presenteado com o fardão. Para conhecer um pouco mais sobre a Acadêmia ou procurar informações sobre seus membros, clique aqui.

Saiba Mais:


Quer comentar ?