Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como é realizado a Colposcopia

Como é realizado a Colposcopia

Entenda neste artigo o que é uma Colposcopia, saiba a serventia deste exame e para quem ele é indicado. Confira outras informações sobre o assunto tal como o preço do exame.

     

É denominado colposcopia os exames que avaliam as condições do trato genital inferior das mulheres, como a vulva e o colo do útero. Através desse procedimento, os médicos conseguem visualizar a estrutura íntima interna da mulher, diagnosticando se existe algum tipo de anormalidade no local, como lesões cancerosas ou pré-cancerosas.

Esse exame é indicado para toda e qualquer paciente que apresentam suspeitas de cânceres na região ou ainda pode ser realizado de maneira preventiva, apenas como um check-up. Quando um transtorno é evidenciado pelo médico, biopsias são feitas com o material recolhido para saber se o tumor está se manifestando de forma maligna ou benigna, ou se existe algum tipo de distúrbio, como inflamações, ferimentos, dermatites, DST’s, acometendo o organismo da mulher.

Exame

Esse procedimento é bem simples, indolor e costuma durar aproximadamente 20 minutos. O médico coloca a paciente deitada, como se fosse realizar um exame ginecológico normal, pincela a superfície dos tecidos genitais com um líquido que ressalta as lesões e analisa toda a região para a obtenção do diagnóstico.

Através do colposcópio (material utilizado para a observação da região), é possível monitorar toda a área genital. Caso alterações sejam constatadas, será feito o recolhimento do material para a realização de uma biópsia.

Colposcopia: exame, procedimentos, cuidados e preço.

Representação de uma colposcopia.
(Foto: Reprodução)

Exigências pré-exame

» Não pode passar nenhum tipo de creme vaginal;
» A mulher deve estar fora do seu período menstrual, de preferência na primeira fase do seu ciclo, antes da ovulação;
» As relações sexuais devem ser evitadas por até 48 horas antes da realização do exame;

» O exame pode ser feito a qualquer momento em casos de histerectomia.

Observação: mulheres grávidas também podem fazer esse exame.

Preço

O exame de colposcopia pode ser feito de maneira gratuita em redes de saúde pública ou em instituições particulares, onde é cobrado um valor médio entre de R$ 100,00 à R$ 300,00 pelo procedimento.

Saiba Mais:


Quer comentar ?