Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional?

O desenvolvimento da inteligência emocional se deve a uma sucessão de fatores. Para mais informações sobre o assunto, acompanhe este artigo.

     

Inteligência emocional

Nós crescemos ouvindo que somos seres baseados no que é racional e no que é emocional. Muita gente fica apreensiva quando o assunto é “tomar uma decisão de forma racional”. As duas devem andar juntas e estarem de acordo com tudo que for relacionado a vida e ao desenvolvimento.

O equilíbrio geralmente é a chave de todo o sucesso. Pessoas com o emocional equilibrado tendem a passar por dificuldades de forma mais fácil e não se desespera diante a um acontecimento repentino. A maioria de nós já teve uma súbita vontade de mandar tudo para os ares, mas nos controlamos.

Passos para desenvolver a inteligência

Um dos principais tópicos relacionados ao assunto é não eliminar completamente seus pontos emocionais. Não trabalhe para isso, não invista nesse tipo de técnica. Isso porque você se tornaria um ser totalmente insensitivo, o que não ajuda em nada seu processo de controle.

Forma de equilíbrio encontrada entre a razão e a emoção.

Inteligência emocional (foto: reprodução)

A inteligência pode ser desenvolvida através de trabalhos que investem na competência do indivíduo. O primeiro passo é se conhecer totalmente e saber tudo sobre a sua capacidade. O autoconhecimento permite que o ser humano obtenha resultados incríveis em sua vida pessoal.

Um exercício importante é parar alguns minutos antes de enfrentar qualquer desafio e perguntar-se mais sobre o que sente exatamente naquele momento, reavaliando partes de si mesmo e trazendo a tona todo o seu equilíbrio. Também tente se gerenciar.

Você tem total poder sobre si mesmo e sobre as maneiras como lida com as situações difíceis, o seu cérebro é um bom estimulador nessa hora. Se souber controlar a força de seus pensamentos, estará com certeza andando para o melhor caminho com seu trabalho e vida.

Motivar-se também é um ponto importante, quando você acredita na sua capacidade acaba por fornecer condições para resolução da maioria dos seus problemas, entenda se suas motivações estão ligadas ao medo de perder ou a esperança de ganhar. Pergunte-se o que é necessário fazer para alcançar seu objetivo.

Conhecer a emoção de parte das pessoas que convivem com você também é interessante, isso permite que tenha uma forma de gerenciamento adequada para cada tipo. Por fim, para manter o equilíbrio emocional e promover a inteligência é necessário extremo autocontrole.

Uma boa dose de concentração é capaz de proporcionar aos desequilibrados uma melhoria significativa na vida. Siga se entendendo, concentrando suas energias no que é realmente importante e fazendo com que a produtividade seja sua parceira.

Saiba Mais:


Quer comentar ?