Fiapo de Jaca » Novidades » Como descupinizar um móvel

Como descupinizar um móvel

A presença de cupins em residências é motivo de muito transtorno, isso porque esses bichinhos costumam estragar os móveis, principalmente os de madeira. Aprenda neste artigo algumas técnicas de descupinização e elimine-os de uma vez por todas de seu imóvel!

     

Os cupins são insetos que geram grandes prejuízos econômicos, sendo classificados como pragas de madeira e outros materiais. Sua complexidade abrange aproximadamente 2.800 espécies catalogadas, sendo as mais comuns em residências a Cryptotermes brevis (cupim de madeira, a Cerambycibae (broquinha) e a Coptotermes gestroi (cupim de solo).

Para realizar a contenção da manifestação desses insetos em ambientes internos e externos de residências, a descupinização foi criada. Esse processo é realizado com intuito de proteger o imóvel, móveis, estruturas de telhado, forros e outras demais particularidades que os cupins possam estragar/destruir.

Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas nesse procedimento, como:

Dicas de descupinização

Aspecto de um móvel de madeira após o ataque de cupins.
(Créditos da foto: http://nadafragil.com.br/)

» Uso de cupinicidas nos móveis de madeira e arborícolas em ambientes subterrâneos;

» Compor uma barreira química através da injeção de cupinicidas em calda no solo;

» Realização de processos de pulverizações e pincelamento;

» Colocação de iscas para os cupins.

Observação: É importante ressaltar que assim que a descupinização for realizada no móvel ou na casa, todo e qualquer pessoa ou animal doméstico deverá manter-se afastado do local por cerca de 24 horas, salvo no uso de iscas.

Todos os procedimentos descritos acima podem ainda ser realizados por empresas dedetizadoras, que são completamente eficazes no extermínio de cupins e outras demais pragas.

Dicas

» No caso de uma primeira descupinização, prefira contratar uma empresa para efetivar o serviço, pois existem algumas regras que devem ser obedecidas, devido ao uso de produtos químicos para eliminar os insetos;

» Assim que a descupinização for feita, evite todo e qualquer tipo de exposição ao local onde o móvel se encontra, principalmente se for crianças, idosos e animais domésticos;

» Nos 10 primeiros dias após a descupinização, orienta-se que o ambiente ou móvel seja limpo apenas com um pano seco.

Prevenção

A melhor maneira de evitar o aparecimento de cupins, é manter sempre uma boa higienização e dedetização de toda a casa, não deixando ambientes propensos para a manifestação e reprodução desses insetos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?