Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como controlar o medo de falar em público?

Como controlar o medo de falar em público?

Conheça as três principais regras que podem te ajudar a falar em público sem medo e mantendo o próprio controle. Acompanhe mais informações sobre o assunto neste artigo.

     

Controlar o medo de falar em público

A timidez é algo que atrapalha muitas pessoas, tem gente que é tímido de natureza, não consegue falar em público nem em roda de amigos, já outras pessoas são super desinibidas e ainda assim não conseguem “parar de tremer” diante de uma platéia razoavelmente grande.

O medo de falar em público é causado por um outros medos. Geralmente tem influência em casos de rejeição do público quando criança ou algum trauma do passado relacionado a mesma prática, qualquer coisa que possa ter causado esse tipo de pavor a você. Mas esse é um assunto para psicólogos.

Enfim, existem três regrinhas que, quando seguidas corretamente, podem fazer com que seu medo seja diminuído ou a confiança aumente. Elas podem ter muito efeito, se as utilizar da maneira como deve, mas é importante lembrar que deve existir esforços de sua parte.

Três regras que farão você perder o medo de falar em público.

Medo de falar em público (Foto: Reprodução)

Apresentaremos as mesmas então a vocês:

  1. Conheça e domine o tema a ser proferido
  2.  Suba ao palco “como se fosse” um bom orador
  3.  Dirija seu olhar aos olhos dos ouvintes

1° Conheça e domine o tema a ser proferido 

Essa é a primeira e mais importante regra, dela depende tudo que acontecerá e todo o seu processo de desenvolvimento em público. Conheça perfeitamente o tema, o desenvolva, estude bastante e esteja apto a responder qualquer tipo de pergunta que vier a mente do ouvinte.

2° Suba ao palco como se fosse um bom orador

Tenha confiança em si mesmo, diga a seu cérebro que essa é uma coisa natural e que você a fará com todo o seu talento e personalidade. Acredite na sua capacidade de ser um bom orador e aposte nela. A confiança é um passo importantíssimo para não errar.

3° Dirija seu olhar aos olhos dos ouvintes

Ninguém sente firmeza na conversa de alguém que não olha nos olhos. É muito importante que você entenda isso e olhe às pessoas que estão te ouvindo, não fixamente para uma apenas, mas para todas aquelas que estiverem no local. Passe sua confiança e a firmeza através das palavras de profere.

Fale pausadamente, peça desculpas se por um acaso errar, haja naturalmente, faça perguntas a quem te ouve (perguntas sem dar chance de resposta), fique tranquilo, haja como se fosse algo do seu cotidiano e acredite acima de tudo em você. Não fique falando sobre o seu nervosismo antes de subir ao palco, para não passar essa impressão para as outras pessoas.

Saiba Mais:


Quer comentar ?