Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Como construir minhas próprias opiniões?

Como construir minhas próprias opiniões?

Quer ser uma pessoa mais persuasiva, ter seus próprios conceitos e opiniões? Clique nesta matéria e confira dicas importantíssimas que auxiliarão muito nesse processo!

     

Na língua portuguesa, a palavra opinião corresponde a um substantivo feminino que significa um julgamento pessoal, um parecer, um pensamento, tal como a maneira de ver, de pensar e de julgar algo, alguém ou a situação em que se encontra.

Essa ideia é filosoficamente uma consideração, um raciocínio ou reflexão confusa de uma realidade que se opõe ao conhecimento. Geralmente, a sua afirmação se baseia em análises distintas, que se formam através da observação verídica e metódica dos fatos ocorridos.

Ser um indivíduo de opinião própria e bem definida é uma virtude nos dias atuais, porque grande parte da massa populacional é “coagida” pelos meios de comunicação social e pela mídia através de canais que influenciam e as vezes determinam o que devem ou não acreditar, fazer, consumir, a maneira de se comportar, entre outros fatores.

É muito comum andar pelas ruas, em centros comerciais e até acadêmicos e encontrar grupos de pessoas que acreditam em tudo o que ouvem, vêem e lêem. Se você se classifica como um ser humano assim, refém dos ideais dos outros, está na hora de mudar e construir as suas próprias diretrizes. Confira as dicas a seguir e veja como ter opinião própria.

Como construir minhas próprias opiniões?

Garota lendo e formando suas opiniões.
(Foto: Reprodução)

Não tenha vergonha de fazer perguntas e ser um indivíduo questionador. Inteligentes são as pessoas que tem curiosidade em aprender, não as que fingem que sabem de tudo.

Saiba distinguir as situações, os objetivos, as metas e as opiniões dos demais, assim conseguirá trabalhar com mais facilidade as suas teses, conhecimento a cerca do assunto.

Comece a absorver os ideais que te interessa e não o que os outros querem ou gostam. Quer mudar o canal da tv? Mude! Quer acessar uma página diferente dos seus amigos? Acesse! Comece pouco a pouco e veja como fará total diferença.

Baseie-se nas conceituações lógicas, de relevância, em fontes que tenham evidências e credibilidade, integridade. Enquanto não aprimora essas habilidades, descarte o sentido de suposição.

Não deixe mais que a opinião de fora oprima as suas avaliações individuais. Exponha os seus conceitos e seja certeiro no que deseja demonstrar.

Melhore os seus hábitos pessoais. Leia mais, veja mais, ouça mais e faça cada uma dessas tarefas com total atenção para se portar bem independente da situação em que se encontra.

Encare todo e qualquer desafio de frente, mas tenha sempre argumentos elaborados ao seu favor.

Mesmo que esteja correto e convicto das suas opiniões, jamais desmereça as abordagens dos demais. Persuadir é uma coisa, mudar o outro obrigatoriamente porque é o que você acredita é outra – é invasão de ideais.

Saiba Mais:


Quer comentar ?