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Como congelar legumes cozidos

Aprenda neste artigo como armazenar legumes cozidos de maneira correta para que esses nutritivos alimentos não estraguem dentro da geladeira.

     

O armazenamento correto dos alimentos na geladeira se faz essencial para a saúde humana, principalmente quando já estão cozidos. Quando esse processo é realizado de forma adequada, além dos nutrientes serem conservados, mais tempo de durabilidade o produto terá.

As verduras e os legumes são alimentos que devem ser congelados após o seu cozimento. Mas esse armazenamento não pode ser feito de qualquer maneira, pois sua qualidade poderá ser perdida se o recipiente e as suas condições não forem adequadas para tal prática.

Congelamento passo a passo

» 1° passo: Escolha verduras e legumes que estejam em bom estado;

» 2° passo: Lave bem os alimentos crus em água corrente;

Passo a passo para congelamento de verduras e legumes cozidos.

O armazenamento dos alimentos, de maneira correta na geladeira, é essencial à saúde humana. (Foto: Divulgação)

» 3° passo: Corte-os do tamanho que desejar, desprezando toda e qualquer parte que esteja ou pareça estar estragada;

» 4° passo: Deixe os alimentos cozinhando em água fervente e quando estiverem prontos, escorra-os em uma peneira;

» 5° passo: Assim que escorrerem, mergulhe-os em água gelada para proporcionar um choque térmico;

» 6° passo: Deixe as verduras e os legumes escorrerem bem até esfriem;

» 7° passo: Transfira-os para um saquinho, retire completamente o ar que ficar na embalagem e o lacre;

» 8° passo: Coloque etiquetas nos sacos com os nomes dos alimentos e congele-os.

Dica: Todo e qualquer alimento cozido, quando congelado, deve ser consumido em um período máximo de 3 meses após o seu armazenamento. É indicado que o descongelamento seja feito quando for ser utilizado na refeição.

Tempo de fervura

1 minuto

  • Abobrinha, espinafre, nabo, etc;

2 minutos

  • Ervilha fresca, torta, berinjela, vagem etc;

3 minutos

  • Abóbora, batata, batata doce, quiabo inteiro, milho em grãos, brócolis, couve-flor, cenoura em rodelas;

5 minutos

  • Cenoura inteira, mandioquinha, etc;

8 minutos

  • Beterraba, mandioca, espiga de milho, etc.

Observação: A variação do tempo se dá de acordo com o tempo que o alimento demora para ficar quase no ponto de ser consumido.

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