Fiapo de Jaca » Escolar » Como aprender a tabuada de uma forma simples e fácil

Como aprender a tabuada de uma forma simples e fácil

Novos métodos de ensino foram inseridos nas escolas para facilitar a aprendizagem dos alunos, como algumas práticas matemáticas, que auxiliam na conceituação da memorização e resolução da tabuada. Acompanhe!

     

Um dos conceitos matemáticos mais importantes dinamizados nas escolas é a tabuada. Esse tema envolve cálculos de multiplicação que são muito utilizados na resolução de questões dentro das instituições de ensino (em provas e exercícios) e também no cotidiano de jovens e adolescentes estudantes.

Mesmo sendo algo tão relevante, nem sempre a sua aprendizagem é articulada de maneira correta pelos indivíduos, devido aos métodos de ensino que são proporcionados para o seu entendimento, como a prática de decorar, que quase nunca funciona e geralmente é esquecida com o passar do tempo.

Para facilitar a compreensão desse sistema algébrico, modelos de compreensão mais fáceis e divertidos vem sendo inseridos nos colégios pelos professores. Confira a seguir alguns deles e veja qual se adapta mais aos seus alunos ou filhos:

Como aprender a tabuada de uma forma simples e fácil

Multiplicação com os dedos.
(Foto: Reprodução)

 Ensine os macetes para auxiliá-los na aprendizagem, como mostrar que o resultado de 3×9 é o mesmo que 9×3;

 Crie articulações entre as multiplicações e situações do cotidiano, isso ajudará a lembrar os resultados com mais facilidade;

 Aconselhe-os a utilizar os dedos nas multiplicações menores;

 Peça para que eles treinem a tabuada do 6, 7, 8 e 9 com mais frequência, porque seus resultados são maiores e sua multiplicação mental mais difícil de fazer;

 Estimule estudos diários em relação a esse sistema, de preferência valendo algum ponto ou prêmio para que se esforcem mais;

 Converse com os pais e peça para que eles ajudem as crianças nesse processo;

 Sempre aborde técnicas diferenciadas com os estudantes, nem todos tem a mesma facilidade.

Observação: Dentre as mais abordadas em sala de aula, as utilizadas são memorização, quadro de colunas, desenhos, jogos virtuais e presenciais, gincanas, pergunta e resposta.

Saiba Mais:


Quer comentar ?