Fiapo de Jaca » Novidades » Como acertar o relógio para o horário de verão

Como acertar o relógio para o horário de verão

O horário de verão está se aproximando e você ainda não sabe como dinamizar as alterações de hora? Clique nessa matéria e fique por dentro do assunto!

     

O horário de verão é articulado há vários anos em território brasileiro, isso ocorre em prol de diminuir o uso de energia em algumas das suas dimensões, promovendo assim uma considerável economia anual em fator energético, com relevância nos horários de pico.

Dentre as regiões que aderem essa medida, podemos citar o Sudeste, Sul e Centro-Oeste, tendo São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina como os estados mais poupadores de energia.

Como acertar o relógio para o horário de verão

Menina mudando a hora do relógio.
(Foto: Reprodução)

Quando começa e termina?

A iniciação dessa adoção acontece desde 2008 no terceiro domingo de Outubro, acabando no terceiro domingo de Fevereiro – exceto quando essa data se compatibiliza com o feriado do Carnaval, fazendo com que haja uma prorrogação de mais uma semana.

Como atualizar as horas?

Todos os aparelhos que contenham relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite de domingo. Para fazer com que o horário volte ao normal ao fim desse período, basta apenas diminuir uma hora assim que a meia noite do último domingo chegar.

Dica

Viu como é fácil fazer essa alteração? Aproveite bem os dias mais longos de verão que essa adoção proporciona, colocando em prática novos hábitos de vida, como praticar exercícios físicos ao entardecer ou efetuar alguma opção de lazer que gosta, como sair para passear, brincar com o animal de estimação, fazer um piquenique, etc.

Saiba Mais:


Quer comentar ?